SAMPA QUE ME ENCANTA

São Paulo gigante nasceu a partir de uma tese: a fervorosa vontade dos Jesuítas em impor sua religião através da catequese. Coube a Nóbrega e Anchieta o privilégio de transformar em vila um modesto colégio. O que consta é parte da história, que tem duas faces, uma a de conquistas, outra de glórias.

Chamada Terra de Piratininga muito antes, bem antes dos exploradores Bandeirantes, que caminhos seguiram desde a Sé,

desbravando campos e rios em nome da ambição, disfarçada de fé. Os rios Tietê, Tamanduateí e Pinheiros foram as estradas desses pioneiros.

Dos povos originários, verdadeiros donos daqui, pouco homenageados, é preciso mencionar que foram dizimados. Ficaram os termos Anhangabaú, Anhembi, Pacaembu, Cambuci, Butantã, entre tantos, quase nada de um legado.

Outro fato insinuante, discutível e intrigante, conta a história que, às margens de um riacho, ouviram do Ipiranga um grito de liberdade, quando se fez de uma nação imensa, o gigante Brasil, uma pátria de verdade.

São Paulo de heróis e de heroínas, da Semana da Arte Moderna e da Revolução Constitucionalista, somos todos Macunaímas.

Paulicéia desvairada, amada por uns, por outros, odiada.

Nos versos os poetas, muitos enaltecem com respeito um local muito bem quisto, de um simples colégio de taipas à Faculdade de Direito no largo de São Francisco.

Canções ainda ecoam de amores e de desejos, das Rapaziada do Brás, saudades do Velho Realejo, do Lampião de gás, dos crimes passionais e das Rondas pelas esquinas da cidade, desde os Jardins à Mooca, até à Saudosa Maloca. Dos Mutantes e andantes, onde Caetano incansável ainda canta com carinho e reverência à nossa cidade, a nossa Sampa. Até o Zé deu o Tom: "São, São Paulo quanta dor, São, São Paulo meu amor".

A periferia também se manifesta, um pouco de tristeza, e um tanto de alegria, mesmo que os bares estejam cheios de almas tão vazias, ainda resta a esperança, pois na medida do possível tá dando pra viver numa cidade onde o amor é imprevisível.

Ao despertar de toda manhã, com a sinfonia paulistana "vão bora, vão bora, olha a hora, vão bora", o pulo do gato é se apressar para não perder os trens das onze e de todas as horas, à noite ou de manhã, que seguem para além do Jaçanã.

Na mesa muita fartura, tudo se inventa, o frango com polenta, a pizza de sushi, a macarronada com feijão e o virado que é daqui. De um ponto chique, no Largo do Paiçandu, uma guloseima se originou, o famoso Bauru.

No mercadão, até parecem artísticas telas, bem no centro das baguetes generosas porções de mortadelas. E o que dizer então, da notícia que virou sanduiche, o lanche de pernil do Estadão, uma delícia.

Tem ainda umas iguarias, que maravilha, lá por Santa Cecília, nesse caminho de raças e de fé que traça uma rota, a Rota do Acarajé.

Orra meu, é de lei mano, não dá uma de Migué. Aqui tudo se resolve em dois palitos, tá ligado? Sem cerimônia, a gente pede “um chopes e dois pastel”, nessa imensa selva de pedra, dos viadutos, dos edifícios e de torres de Babel.

Terra de todos os povos, japoneses, italianos, sulistas, nordestinos, todos paulistanos que traçaram o seu destino. Lugar das oportunidades, que a todos acolhe, de gente que não desiste à toa, são meros mortais, são humanos, são anjos, são todos demônios, Demônios da Garoa.

Samuel De Leonardo (Tute)
Enviado por Samuel De Leonardo (Tute) em 17/04/2023
Código do texto: T7766305
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.