UMA GUERRA INÚTIL

Terça-feira, 18 de Abril de 2023.

A guerra entre a Rússia e a Ucrânia pode ser considerada uma coisa sem sentidos. Por vários e diversos motivos. O primeiro deles sãos as disparidades existentes entre esses países. A Rússia possui extensão geográfica imperiosa em relação à Ucrânia. Também seu contingente militar, bem como seu poderio bélico, é infinitamente superior à esta. Daí que não se justifica esse tempo todo de guerra entre ambas as nações.

Ainda mais, há o detalhe da Ucrânia, até um tempo atrás, ter feito parte da União Soviética, dirigida pela Rússia, só terminando essa relação pelo pretenso fim do comunismo lá, em Dezembro de 1991, coisa que muitos ainda discutem. Apenas a queda do Muro de Berlim em 1989 encheu a humanidade de satisfações. E aconteceu na Alemanha. Mas, segundo consta, Putin age como um ditador. Mesmo que vença eleições no país, mas todos sabemos como isso é resolvido por lá.

No entanto, com o andamento desse litígio entre esses países, fica evidenciado o estrago que ambos sofrem e adquirem, simultaneamente. Muita gente morta, cidades destruídas, muita coisa também. Mas o sofrimento das pessoas nessa região é o fator de mais sofrimento para todos. Em pleno Século XXI já não poderia acontecer tal tipo de ocorrência no mundo.

Assim é que o resultado disso tudo não pode ser considerado como algo positivo para algum dos lados. Ressalte-se que quase o mundo inteiro sofre os reflexos de uma situação como essa. Afinal, ele está globalizado, onde as nações mantém algum vínculo umas com as outras. Principalmente no aspecto comercial.

Sendo assim, grande parte dos países no mundo sofrerão desgastes nesse âmbito. E o dinheiro, todos sabem, é a mola mestra do planeta. E parece que comunismo/socialismo age de forma invisível no mundo, conseguindo enganar a muitos. E continuam avançando sobre todos. Ou quase.

Aloisio Rocha de Almeida
Enviado por Aloisio Rocha de Almeida em 18/04/2023
Código do texto: T7766668
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.