MAIS UM FERIADO PROLONGADO... 16h34min.

Na próxima sexta, mais um feriado prolongado, muitos “adoram”, pois se “transformam em três dia, que dá para fazer algum tipo de lazer, pois, o descanso faz bem a alma, porém, via de regra se torna estressante, visto que muitos tem a mesma ideia, com isto o afluxo de veículos foge do normal, causando longos congestionamentos...

Via de regra o “agente” do feriado fica quase sempre esquecido, mas, independentemente de tudo isto ele existiu, com sua vida e sonhos, talvez, inspirado pela Revolução Francesa, de 1789, Liberdade Fraternidade e Igualdade, em ao par dos ideais nobre de uma pátria mais justa e solidária, ouve os excessos que denegriram a Revolução.

Em razão de avido um traidor entre eles, * - Joaquim Silvério dos Reis – que este vil ato, esperava receber as benesses da Coroa Portuguesa, pois tinha muitas dívidas de imposto para com os mandatários.

Graças ao delator, tudo foi descoberto, os conspiradores presos, uns condenados a perpetuo e amargurado exilio, nunca mais para aqui voltariam, e, as pessoas amadas ficariam somente em suas lembranças.

Tiradentes, num ato de extremo heroísmo, assumiu que toda culpa era dele, querendo com isto “inocentar” os demais participantes, dos ideais de terem uma pátria livre, do jogo português, e ser dona de seu próprio destino...

Trinta anos depois, seus ideais de um país livre, iriam acontecer, quando Dom Pedro I, nas terras paulista, disse um basta: independência ou morte! E Brasil, a partir daquela data, 7 de setembro de 1822, passou a comandar o seu destino...

Estes mártires dos ideais de liberdade, por muitos serão sempre enaltecidos, e o delator? Foi “jogado” no lixo da história*... 17h09min. (sobre este tema já temos vários textos).

*” Joaquim José da /silva Xavier, o Tiradentes. Nascimento: 12 de novembro de 1746, fazenda do Pombal, Minas Gerais. Morte: Rio de Janeiro de 21 de abril de 1792, (45 anos). Nacionalidade português. Ideias notáveis. Mártir da Inconfidência Mineira; independência do Brasil Colônia do Império português”. Wikipédia.

*” Joaquim Silvério dos Reis Montenegro Lerias Grutes. Nascimento: 1756, Monterea, Portugal. Morte: fevereiro de 1819, São Luiz do Maranhão”.

Curitiba, 15 de abril de 2023 – Reflexões do Cotidiano – Saul

https://www.recantodasletras.com.br/autores/walmorzimerman

mensagensespirirtas.site walmor.zimerman@bol.com.br

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 19/04/2023
Código do texto: T7767715
Classificação de conteúdo: seguro