Quando colam os olhos, fecham a janela do mundo ! Uma visão psicofilosófica.

Os olhos são a janela da alma, é o que diz o ditado popular. É através deles que enxergamos o mundo ao nosso redor, capturamos as cores, as formas e os movimentos. Mas quando os olhos se fecham, essa janela se fecha e somos transportados para um mundo completamente diferente.

O mundo que se abre quando os olhos se fecham é o mundo dos sonhos, da imaginação e da fantasia. Um mundo que muitas vezes é mais real do que o próprio mundo físico que habitamos. É nesse mundo que as histórias ganham vida, as emoções se intensificam e a criatividade floresce.

Mas nem sempre fechamos os olhos por escolha própria. Às vezes, a vida nos obriga a fechar os olhos para escapar de uma realidade dolorosa ou opressiva. É quando fechamos os olhos para dormir ou quando mergulhamos em uma atividade que exige toda a nossa atenção, como a leitura de um bom livro ou a prática de uma arte.

No entanto, fechar os olhos por muito tempo pode nos fazer perder a conexão com o mundo que nos rodeia. Podemos nos tornar tão imersos em nosso próprio mundo interno que nos esquecemos do mundo lá fora. É como se estivéssemos presos em uma bolha, incapazes de interagir com as outras pessoas e com a realidade ao nosso redor.

Por isso, é importante lembrar que os olhos são a janela para o mundo e que precisamos mantê-los abertos para tudo o que acontece ao nosso redor. Precisamos estar conscientes do que está acontecendo em nosso entorno, das pessoas que nos cercam e dos problemas que afetam a nossa sociedade.

Ao manter os olhos abertos, podemos contribuir para tornar o mundo um lugar melhor, mais justo e mais humano. Podemos aprender com as experiências dos outros e enriquecer a nossa própria vida. E quando precisarmos fechar os olhos, que seja por um breve momento, para nos conectarmos com o nosso mundo interno e recarregar as nossas energias.

Em resumo, quando colamos os olhos, fechamos a janela do mundo. Mas quando mantemos os olhos abertos, abrimos a porta para uma vida mais rica, significativa e conectada.