SÓ ATÉ PURURUCAR

O cristianismo classificou os pecados em perdoáveis e em capitais. Os primeiros só são absolvidos se o pecador se confessar. Os demais... não sei! Acho que estão condenados ao fogo do inferno.

Vejamos, então, o que, quantos e quais são esses tais pecados capitais. Uma pesquisa rápida na wikipedia informa que eles são “uma classificação de vícios usada nos primeiros ensinamentos do cristianismo para educar e proteger os seguidores crentes, de forma a compreender e controlar os instintos básicos”. Em número de sete, eles são os seguintes: arrogância (ou orgulho, extravagância, soberba); inveja (ou cobiça); ira; preguiça; avareza (ou ganância); gula; e luxúria.

Isso significa que toda vez que você se acha melhor do que os outros; fica se “roendo” de raiva porque alguém é ou tem o que você não é ou não tem; não consegue conter sua raiva; deita o corpo e se esquece da vida; é “mão de vaca”; come mais do que deveria; e/ou adora fornicar... Você é candidato a ir para o andar de baixo!

O antídoto para esses sete pecados são, respectivamente, sete virtudes: humildade (ou modéstia), caridade, paciência, diligência, generosidade, temperança e castidade. Não entendi bem por que a “caridade” combate a “inveja”, mas se escreveram isso, deve ser!

Então, quem não quiser virar churrasquinho do capeta, é melhor dar um jeito de “baixar a bola” ou “descer do salto”; se conformar com o que é ou tem; “morder a língua” e não “dar porrada”; “levantar o rabo” para trabalhar; largar a “pãodureza”; comer pouquinho, e “guardar a periquita ou o periquito”.

Confesso que eu me excedo com doces ou com tudo que considero delicioso. Não posso negar que aos domingos eu só quero ficar na linda cama que o Domingos Rigoni (Movelar) me ajudou a ter. Também é verdade que gente muito burra, arrogante, besta, esnobe, miserável, invejosa, despeitada, desonesta, e/ou devassa me irritam profundamente. Devo admitir, também, que tenho uma baita inveja do Paulo Coelho por ser um escritor consagrado, e que está nada se lixando para quem enxerga defeito ( inveja pura! Eu acho!) no que ele escreve.

Então, de acordo com os pecados capitais e as virtudes ora expostos, minha posição é no mínimo desconfortável: um pé no inferno, outro no purgatório e uma mão no céu. Claro! Eu sou sempre gulosa, às vezes preguiçosa, irada e invejosa em relação ao nível cognitivo e cultural das pessoas, mas nunca arrogante, lasciva (libertina) ou avarenta.

Tô aqui imaginando onde estarão aquelas almas que, “em nome de Deus”, não tiveram nenhuma clemência ou paciência e acenderam as fogueiras da inquisição. Penso também para onde irão umas tantas que tenho o desprazer de conhecer e cujas ideias parecem brotar de cabeças anencéfalas, perversas ou, talvez, movidas por dinheiro.

Entre os piores estão aqueles que se dizem cristãos, mas cometem diversos pecados capitais e, descaradamente, deturpam os ensinamentos de Jesus em relação à humildade e à caridade. Tem jeito não, moçada, o tridente do “coisa ruim” os aguarda para fazer gemer e chorar “no vale de lágrimas".

Se eu puder assistir a esse “espetáculo”, com os pés no purgatório e uma mão no céu, corro o risco de despencar no inferno, porque vou querer aplaudir, fazer cone com as mãos, vaiar e berrar: “BEM FEITO! ESPETA MAIS O LOMBO! JOGA ESSA PESTE NO CALDEIRÃO DE AZEITE FERVENDO, ATÉ PURURUCAR BEM, PORQUE ENQUANTO ESTEVE AQUI NA TERRA, SÓ PENSOU EM SI E NOS SEUS!”

NORMA ASTRÉA
Enviado por NORMA ASTRÉA em 25/04/2023
Reeditado em 28/06/2023
Código do texto: T7772901
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.