Adorações

Adorações*

Uma moça (do campo) contempla o céu do amanhecer, do entardecer e do anoitecer. Ela abençoa o vento e se sente em sintonia com a Mamãe Natureza. Ela conversa com os bichos e as plantas. Mora sozinha numa casa de madeira, no meio das montanhas. Ela é feliz.

Um Senhor caminha sozinho, cerca de 20 km por dia, de sua casa até uma praça em que há cães abandonados. Ele leva comida aos bichinhos. Já fez amigos numa dessas viagens e tem sido auxiliado por outras pessoas que ouviram sua história de vida. Ele é querido por pessoas de bom coração. Ele é ateu.

Uma Senhora (que vem sendo alfabetizada) toca um projeto literário numa escola de periferia. Ela reconhece os livros pela capa e sabe o resumo de cada livro da sala de leitura. Seu papel (dela) é de uma importância tão grande que todos os professores procuram aprender coisas novas ao conversar com ela. Mas essa importância não se limita a isso. Ela já transformou a vida de vários jovens que bem poderiam se entregar às drogas e ao crime e, ao ouvir sua história de vida, resolveram desistir antes mesmo de ingressar na "vida loka". Ela é feliz e faz outra pessoas serem também. Ela não possui religião; mas se sente em sintonia com a Natureza, da mesma forma como a primeira moça dessa história. Ela descende de bruxas (mulheres que estão em constante contato com a Mamãe Natureza, em especial com as árvores altas e muito antigas).

Um jovem vendia balas no trânsito até a semana passada. Um professor readaptado conseguiu patrocínio de uma empresa para ofertar um curso de marketing pessoal e digital a esses vendedores em potencial. Parece que agora suas vidas irão se transformar.

Leitores atentos percebem que há um cara postando textos um tanto diferentes entre si, mas com forte carga emotiva. Eles passam por aqui e deixam suas contribuições verbais que o incentivam a continuar esse trabalho de escrita. Eles se auxiliam uns aos outros assim e vão tocando o barco.

NOTA

No caminho para a escola eu quis escrever um texto com esse título, por influência de minha interpretação pessoal do Killing Joke ("Adorations"). Minha intenção original era redigir um texto sobre adorações de ídolos (estátuas etc.), bruxaria e possessão, blá-blá-blá... Mas a mente deu uma guinada. O sentimento mudou e aqui está.