Palavra e Luz

NINGUÉM deve abrir mão do que pensa. A omissão é covardia.

Mas para externar um pensamento, emitir uma opinião ou fazer uma crítica não é preciso ferir o próximo. Nem muito menos provocá-lo. A provocação não é só um defeito, mas falta de caráter e covardia. Todo provocador é no fundo um covarde enrustido. Um adepto da violência.

Penso que todos precisamos do tempero da ternura. Sem ele ninguém vive de verdade. Além da ternura é óbvio que precisamos do sentimento do respeito. A pessoa pode e deve opinar e criticar mas com um toque de ternura e com respeito.

Sou um homem velho, meio arengueiro, às vezes até radical, mas, creiam, sou avesso à provocação e a qualquer tipo de agressão ao pensamento alheio. Ideia se combate com ideia.

A palavra deve sempre ser bem empregada, até nos momentos de veemência. Sim, porque a palavra ilumina, é o vetor do bom combate, do embate das ideias, da convivência pacífica.

Convém lembrar o que disse Santa Teresa de Calcutá:

“As palavras que não dão luz aumentam a escuridão”.

Vamos iluminar o debate. William Porto. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 29/04/2023
Código do texto: T7775704
Classificação de conteúdo: seguro