Carta de despedida aos velhos amigos

Antes de inciar meus sinceros pedidos de desculpas, já adianto que vocês não tem culpa de nada. Absolutamente.

Mas percebi algo errado em mim que só se manifesta quando estou com vocês. Um equívoco que nada tem de vocês.

Lembro-me muito bem quando os encontrei. Eu estava mal, triste, vazia, infeliz. E vocês me abraçaram. Todo bar tinha mais vida com a gente lá. A carne do churrasco era a mais macia, a cerveja era a mais gelada. Deixei a solidão do vegetarianismo pra trás e entendi a célebre frase: "nunca fiz amigos bebendo leite" .

Finais de semana em casa? Jamais. Descansar ao finais de semana? Nunca!

A quem nunca virou uma noite fazendo torres com latinha de cerveja, fumando cigarros e mais cigarros batendo papos e mais papos não vai entender a alegria de se viver ao lado de amigos que te resgatam da solidão.

A semana vinha e era um tormento viver longe de vocês, meus queridos amigos. Sexta-feira era o dia do amor. De segunda a sexta (até às 18h) eu só pensava no trabalho que eu tinha de fazer e no tempo que eu estava deixando passar. Me consumia com a incapacidade de dar um rumo na minha vida. Chorava todas as noites, pensando no dia em que me abandonei e perdi o caminho de casa. Mas lá estavam vocês e todos os finais de semana me ajudavam a não pensar em mim. Me ajudavam a esquecer que me abandonei. E o mais legal é que sempre aparecia gente nova. Minha gratidão é grande.

Mas...

Alguns membros da nossa turma, simplesmente sumiram. Precisaram enfrentar seus abandonos.

Eu percebi que vocês cresceram dentre vocês, mas eu não. Eu ainda não cresci. Nada vai, nada floresce em mim no solo de vocês. E o que vocês faziam por mim, já não me bastava. Eu queria vocês todos os dias, mas não dava. Queria a alegria, a acolhida, mas não dava.

Vocês floresceram no canteiro de vocês, mas minhas raízes não se adaptaram neste solo.

Foi então que tive que assumir a responsabilidade de voltar pra casa. Tem uma criança chorando, querendo crescer, mas ela é chata, meus amigos. Ela não gosta das coisas que vocês gostam. Vocês não gostariam dela. Mas ela precisa de mim, ela precisa crescer. Eu não consegui sufoca-la.

Enquanto eu estou com vocês, eu esqueço de mim, porque é bom demais estar com você.

Por isso, vim aqui dizer meu adeus. Um anjo vem me visitar todas as noites e ele me revelou que eu preciso me dedicar inteiramente a mim. Me disse também que vocês sempre irão me aceitar, mas eu preciso crescer.

Vou voltar, buscar o que deixei. Não posso mais vê -los, nem segui-los. Cada dia ao lado de vocês, é um dia a menos de dedicação a mim, seja de trabalho, seja de descanso.

Eu agradeço imensamente por tudo o que vivemos. Eu sempre amarei vocês. Mas agora, ou eu me amo, ou eu me amo.

Obrigada, amigos! Obrigada por me amarem um dia. Este amor me deu o que eu precisava ter: o meu amor.

Mariane Dalcin
Enviado por Mariane Dalcin em 29/04/2023
Reeditado em 08/05/2023
Código do texto: T7776162
Classificação de conteúdo: seguro