É CERTO QUE TODOS PODEMOS ERRAR

A certeza mais certa que existe, é que todos estamos sujeitos a cometer erros na vida, seres humanos que somos...

Portanto ninguém tem o direito de se considerar perfeito e infalível, e jamais passível de críticas...

Ósculos e amplexos,

Marcial

É CERTO QUE TODOS PODEMOS ERRAR

Marcial Salaverry

Com certeza, reconhecer que todos podemos errar, é a coisa mais certa que podemos fazer, e uma das maiores verdades que já ouvimos em nossa vida, fala da importância de saber errar, e principalmente de saber reconhecer quando e porque errou.

Pelos caminhos da vida, encontramos muitas criaturas que se dizem incapazes de perdoar erros alheios, pois se julgam pessoas perfeitas, que não cometem erros, certamente isso, por seu julgamento pessoal...Na verdade, isso não existe, pois todos nós somos passíveis de erros. A perfeição é algo que inexiste, pelo menos entre os seres humanos...

Certamente é muito fácil apontar erros alheios, porém muito mais difícil é aceitar e reconhecer os próprios. Por que será tão difícil aceitar nossa falibilidade? Por que será tão fácil apontar falhas de outrem? Não se esqueçam de que, ao apontar com o dedo indicador para alguém, existem três outros dedos apontando para seu peito...

L’Inconnu nos brinda com linda mensagem, enfocando com propriedade este assunto.

"Aquele que não pode perdoar, destrói a ponte sobre a qual ele mesmo deve passar”.

Claro que a incapacidade de perdoar acaba nos deixando como que insensíveis, deixando-nos mais duros, e tirando inclusive, a capacidade de reconhecer os próprios erros. Acabaremos criando uma capa de infalibilidade que na verdade inexiste para os seres humanos. Paralelamente, essa dureza excessiva também criará nas outras pessoas uma expectativa de nos dar o troco quando falharmos. Da mesma maneira que não fomos capazes de relevar eventuais "mancadas" alheias, ninguém nos desculpará por uma "rata" nossa, por menor que ela seja. Portanto, sempre deveremos ter em mente que nosso julgamento é sujeito a falhas, e assim como podem ser nossos atos. E, da mesma maneira que estamos julgando os erros de alguém, teremos nossos erros julgados amanhã, e certamente não gostaremos de ser analisados com a mesma dureza com que fazemos nosso julgamento de hoje.

Existe uma outra frase famosa, também do meu amigo L'Inconnu : "Errar é humano... Perdoar é divino".

Claro que, conforme o que tenha acontecido, não é muito fácil perdoar-se alguém, mas sempre deveremos nos perguntar se agiríamos de maneira diferente, em se trocando as posições. Sempre deveremos nos colocar do outro lado, para sentir como gostaríamos de ser tratados. E assim agir...

E com essa ideia, sem qualquer ressentimento, vamos ter um LINDO DIA, procurando sempre repeti-lo, com paz e amor no coração...

Marcial Salaverry
Enviado por Marcial Salaverry em 30/04/2023
Código do texto: T7776504
Classificação de conteúdo: seguro