"Eu gosto de caminhar e pensar"

Eu trabalho como auxiliar em uma escola de ensino fundamental e geralmente fico responsável por supervisionar as crianças até que todas sejam buscadas por seus responsáveis. Essa rotina pode ser cansativa tanto para mim quanto para as crianças. Para tornar o momento mais divertido, comecei a brincar com eles, dizendo que o último a ir embora teria o direito de ser entrevistado por mim.

Em uma dessas entrevistas, fiquei intrigada com um menino de aproximadamente 10 anos, que era bastante agitado. Ele perguntou se também teria a oportunidade de ser entrevistado e eu fiquei feliz em perceber que as crianças estavam gostando da brincadeira. Durante a entrevista, fiz diversas perguntas que me chamaram a atenção, mas uma em particular me surpreendeu. Perguntei ao menino o que ele mais gostava de fazer em seu tempo livre, esperando que ele dissesse algo como jogar videogame, conversar com amigos ou jogar futebol. No entanto, sua resposta foi inusitada, ele disse: “ eu gosto de caminhar e pensar.”.

Eu simplesmente amei aquela resposta. Eu também amo andar e pensar. Tudo bem, que eu penso demais, e às vezes sinto que meu pensar é um labirinto, um emaranhado de ideias sem fim que me levam a um lugar sem princípio.

Eu penso tanto que às vezes nem sei, se o que penso é meu ou é de outrem. As ideias voam, eu não controlo e a mente corre, sem parar, sem fim. Às vezes sinto que me perco em mim e que não sei voltar ao mundo real. Fico preso no labirinto da mente e me afasto do que é fundamental.

Mas há beleza nesse pensar demais, nas ideias que surgem sem parar e na busca incessante pelo saber, que me faz crescer e me faz sonhar. A mente é um universo sem fim e pensar é explorar esse espaço. Por isso, mesmo quando me perco, eu continuo a buscar o meu compasso.