Os clubes de leitura

Diversos clubes de leitura e leitores surgiram em nosso país principalmente durante a pandemia. São oportunidades encantadoras para os amantes dessa arte considerada solitária: a literatura. O momento da leitura ainda é um ato solitário: você e o livro estão ali juntos para uma nova aventura. Mas agora o leitor pode dividir suas dúvidas e alegrias, compartilhar sensações e ampliar sua experiência de leitura com outros leitores.

Como esses clubes funcionam? Normalmente combina-se a leitura prévia de uma obra e marca-se o encontro, que após a pandemia tornaram-se, em sua grande maioria, online. Estive em duas experiências de troca de leituras fascinantes. Ao ouvir os outros, a obra descortina-se frente aos seus olhos, os personagens ganham vida e episódios passados despercebidos se iluminam à sua frente. Você folheia o livro, está lá mesmo! Será que pulei essa página? Puxa, que interessante! Alguém fala, então, daquela parte que você gostou. Você quase se levanta do lugar pra abraçar o outro. Que bom ouvir a citação daquele trecho que você gostou! E então outro diz justamente o seu pensamento ao ler aquela outra parte… como assim? Transmissão de pensamento? Além disso, pode acontecer daquela passagem obscura e estranha da história começar a fazer sentido quando outro a explica. Você não tinha percebido aquilo! Pronto, agora você entende ainda mais o livro…

Compartilhar um livro lido é isso: reviver as emoções que você achava que eram só suas. Mesmo quando você não gosta do livro, uma nova luz ilumina o texto quando há uma discussão com outros leitores. E nessa hora você entende o poder da literatura! Como é importante esse universo ficcional para sensibilizar e abrir os horizontes do ser humano. Pra você que gosta de ler, fica o convite: não fique mais tão grudado sozinho em suas leituras. Compartilhe essa experiência e você verá como se amplia seu olhar sobre a história. De brinde você ainda poderá fazer novas amizades!!!