O SABOR AMARGO QUE VC PODE DEIXAR DE SENTIR

Se você bebe para esquecer seus problemas, conte quanto de dinheiro por mês você gasta em bebidas, que aliás, sempre acompanham petiscos e "amigos" para aumentarem os gastos.

Se no final do mês, por exemplo, você tiver gastado 300 reais, saiba que seus problemas poderiam ser menores em 300 reais de dinheiro, reforma de alguma coisa dentro de casa, menos brigas dentro do lar por causa da bebida, mais distância dos amigos sangue-suga, mais proximidade dos filhos e da esposa ou esposo, menos risco para o fígado e o coração, mais rendimento no trabalho por ter menos ressaca, mais proximidade de Deus, porque o copo deixa de ocupar o trono das preferências.

Enfim, se parar para anotar toda vez que comprar uma bebida e acompanhamentos ao fim do mês terá uma surpresa com certeza.

Não há família feliz quando um dos cônjuges ou ambos ocupam mais a mesa do bar do que a mesa de sua casa, especialmente quando escolhe passar seu tempo livre longe da família e perto dos colegas.

Todo desajuste começa em algum ponto, contudo, mais importante do que o começo, é a tomada de consciência com a mudança de atitudes visando uma restauração. Mudar nem sempre é fácil, no entanto, ao reconhecer suas dificuldades em vencer sozinho alguns hábitos prejudiciais, é sempre bom buscar ajuda profissional em grupos de apoio, também médicos e terapeutas , por exemplo.

É importante lembrar que mudanças de comportamento podem levar tempo e exigir esforço, mas podem trazer benefícios significativos em longo prazo.