Visita do Papa Francisco à Hungria (Boas Notícias 2)

 

Entre os dias 28 e 30 de abril o Papa Francisco realizou viagem apostólica à Hungria, nação muito católica e que faz fronteira com a Ucrânia, tendo inclusive recebido, conforme cálculo divulgado por Vatican News, cerca de um milhão de refugiados da guerra.

Palavras do Papa na missa do dia 30, na Praça Kossuth Lajos em Budapeste:

"Por favor, abramos as portas! Procuremos ser também nós, com as palavras, os gestos, as atividades quotidianas como Jesus: uma porta aberta, uma porta que nunca se fecha na cara de ninguém, uma porta que a todos permite entrar para experimentar a beleza do amor e do perdão do Senhor."

Após sua chegada dia 28, no Aeroporto Internacional Ferenc Liszt, em Budapeste, capital da Hungria, entre outros compromissos Francisco se encontrou com a Presidente Katalin Novak e o Primeiro Ministro Viktor Orban. A Hungria é um país altamente católico e seu governo, graças a Deus, é conservador.

No dia 29 o Papa encontrou-se com pobres e refugiados na Igreja Santa Isabel (Padroeira da Hungria).

As imagens confirmam multidões entusiasmadas com a presença de Francisco, como o Vigário de Cristo. Isso é consolador, pois hoje em dia se comenta muito sobre a decadência espiritual da Europa.

O Papa Francisco também rendeu homenagem às muitas vítimas entre religiosas e religiosos durante a "perseguição atéia" (sic) naquele país (o regime comunista), citando inclusive o grande herói, Cardeal Mindszenty, vítima de prisão e cruéis torturas psicológicas.