O Zé “Robô”?

Um dia desses, meu amigo Zé de sobrenome Fictício esteve conversando comigo lá no meu serviço. Fiquei imaginando... Se eu fosse para a praça central da cidade... e dissesse para uma pessoa apenas:

– O Zé foi até lá onde eu trabalho, aproveitou uma distração minha e pegou um dinheiro lá. – É mentira, mas o interlocutor não cogitou essa possiblidade. Cidade pequena, em meia hora meu amigo Zé já é considerado ladrão por todos. É o poder do boca a boca.

E então alguem ousa postar a noticia do zé ladrão...

Ao invés de procurar a polícia vou direto a um promotor Dr. João, que por coincidência tem o mesmo sobrenome do Zé, e faço a denúncia. Ele pergunta:

– Você viu? Filmou? Tem provas?

– Não, mas eu tenho convicção.

–Então vamos condená-lo.

É assim que acontece. Da cidade pequena vamos para a grande rede WEB. Uma notícia falsa, (nem vou traduzir a frase para o inglês), alguém a recebe, aquilo vem de encontro às suas crenças, ao seu ódio por um determinado grupo, ou se alinha com o mau humor do dia, não questiona, não pesquisa, acredita, sem provas, nem nada de concreto, repassa e então o céu é o limite.

E aí vai se formando a rede do ódio, da difamação. Em pouco tempo a mentira vira verdade. Martela a cabeça e vai de aparelho em aparelho, sendo solidificada aos poucos.

O objetivo nunca foi combater a corrupção, sempre foi difamar o grupo adversário, sem escrúpulo e sem dó. Só destruir a moral e a imagem de quem pensa diferente.

Se bobear (ou robobear) o coitadinho do Zé pode até ser tornar um ladrão de nível internacional. Procurado pela interpol, acusado de crimes contra o patrimônio e contra a organização sindical mundial, etc e tal. Conhecido como ladrão pelo mundo inteiro, sem nunca ter roubado um vintém. Salve a rede. Amém.

E sem essa rede, certos grupos não seriam nada. É a arma deles e precisa ter o porte imediatamente revogado.

Não precisa ter muita inteligência para entender o esquema e como ele é arquitetado. A técnica é antiga. A tal da fofoca. Ao invés do boca a boca agora vai girando pelas redes sem fio mundo a fora, em fotos, vídeos e frases maldosas. Destruindo vidas e causando muito mal. Fofoca moderna, que se espalha sob os risos felizes do algorítmo. Tudo planejado, arquitetado e preciso. Ah a Candinha que o diga, o trem funciona mesmo!

Precisa ter inteligência e dignidade para questionar e não repassar a mentira que leva a mais mentira e causa destruição.

E quem tem um mínimo de caráter e defende a lisura e a honestidade não repassa e sabe que isso deve ser severamente combatido.

Será que o Zé robô?