Senhora e Rainha

PARA mim, mesmo sendo culturalmente limitado, a Língua Portuguesa é o mais belo idiomas mundo. Mas é falado apenas em nove países: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.

Talvez (ou com certeza) devido a isso até hoje só foi concedido um Nobel de Literatura a um escritor de Língua Portuguesa: José Saramago. Detalhe: deram o Nobel até a Bob Dillan cantor e compositor americano, importante mas muito menor em obra musical aí nosso Chico Buarque, este possuindo ainda obra literária nas letras e na dramaturgia. Esqueceram até, pasmem, Fernando Pessoa, Drummond, Jorge Amado, Graciliano Ramos e…

Sim, a Língua Portuguesa por não ser falada nos países considerados primeiro mundo é sempre discriminada. Mas não deixa de ser bela e importante. Vale transcrever o que dela disse Fernando Pessoa:

“Não tenho sentimento nenhum político ou social. Tenho, porém, num sentido, um alto sentimento patriótico. Minha pátria é a língua portuguesa. Nada me pesaria que invadissem ou tomassem Portugal, desde que não me incomodassem pessoalmente. Mas odeio, com ódio verdadeiro, com o único ódio que sinto, não quem escreve mal português, não quem não sabe sintaxe, não quem escreve em ortografia simplificada, mas a página mal escrita, como pessoa própria, a sintaxe errada, como gente que se bata, a ortografia sem ípsilon, como o escarro directo que me enoja independentemente de quem o cuspisse.

“Sim, porque a ortografia também é gente. A palavra é completa vista e ouvida. E a gala da transliteração grego-romana veste-má no seu veto manto régio, pelo qual é senhora e rainha”.

Viva a Língua Portuguesa. William Porto. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 05/05/2023
Código do texto: T7780603
Classificação de conteúdo: seguro