TODA NUDEZ AINDA SERÁ CASTIGADA? *

Mesmo diante da evolução do pensamento e do comportamento humanos, muitas pessoas ainda interpretam o nu como um instrumento erótico.

Outro dia uma performance teatral no Museu de Arte Moderna de São Paulo, causou polêmica ao aceitar uma criança interagir com um homem nu, deitado no chão. a peça "Toda nudez será castigada", escrita em 1965, por Nelson Rodrigues, cujo roteiro passeava por conflitos religiosos, puritanos e de sexualidade, também causou estranheza à época.

Porém, reconhecidamente a mais antiga expressão cultural que se tem registro, o nu, nem sempre foi considerado obscenidade. Os corpos masculinos e femininos eram esculpidos na arte grega, por exemplo, com vulvas e falos à mostra sem nenhum pudor. O nu também fora retratado em igrejas sob temas religiosos, depois, na idade média, por pintores famosos como Michelangelo e Da Vinci.

Embora enfrentando tabus e censuras, é sabido que o nu sempre resistiu à estocadas preconceituosas, sem nunca abandonar essa prática liberal; e, mesmo hoje, quando introduzida nos apelos da modernidade tecnológica, ainda é questionada. O que dizer do onlyfans? Serviço por assinatura, popular na indústria do entretenimento adulto, onde os seus criadores ganham dinheiro vendendo conteúdos eróticos.

Aqui em Patos, uma dessas meninas da conhecida plataforma, desfila pelas ruas da cidade gravando cenas provocantes, em plena luz do dia, para consumo de seus clientes. O suficiente para retomar o debate sobre a nudez e sua singularidade ao longo da história da arte, como: depravação, sensualidade, pornografia, negócio... Com qual lente você enxerga?

Misael Nobrega
Enviado por Misael Nobrega em 06/05/2023
Reeditado em 09/05/2023
Código do texto: T7781804
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.