VALORES EM PAUTA

É comum ouvir as pessoas dizer que o dinheiro não traz felicidades.

Assim iniciavam-se as falas do renomado Professor Themistocles Villares Brandt, um profundo matemático e consultor financeiro diplomado também em filosofia, por uma universidade famosa no mundo inteiro.

Ele escreveu em seu artigo de despedida do curso acadêmico ora prestado, as seguintes ponderações:

"Nao! Definitivamente posso lhes afirmar veementemente que o dinheiro não traz felicidade.

Ele não traz, e isso deixo como registro autenticado nas minhas colocações textuais.

Todavia, posso, ao mesmo tempo, afirmar-lhes que: Se não traz, ele vai busca-la onde ela estiver escondida".

Todos se entreolharam gerando a massa crítica num instante em que alguns que assistiam-no buscavam perplexos um compreender mais plausível para aquela afirmação que acabavam de ouvir.

Então, ele continua:

"O dinheiro compra a fome, e somente sabe a verdadeira importância que ele tem, quem deste necessita para sacia-la"

Burburinhos em vozes amaciadas se fizeram ouvir no auditório.

Themistocles sabia que essa provocação geraria um conflito de pensamento e ele emenda sua narrativa dizendo:

Mas o TER, não pode, JAMAIS, superar o SER (em qualquer situação mais confortável que se ache uma pessoa).

Somos necessitados uns dos outros e cada um tem nessa esfera global que chamamos de mundo, sua importância no vasto universo e na vida de cada um.

O silêncio ficara mais intenso, quando ele, sabendo-se dominador daquele instante prossegue utilizando uma metafora simples e de fácil entendimento:

"Quando um carro quebra, não é o dentista o primeiro a ser chamado para conserta-lo. E, na mesma linha de raciocínio afirmo sem nenhum temor, que quando alguém adoece, não será um mecânico, a primeira pessoa a ser lembrada para cuida-lo.

Só precisamos aprender praticar um dos atos maiores como seres humanos: Respeitar a posição, o pensamento e o modo de agir e de viver de cada um, pois cada um de todos nós dependemos de TER, para melhor viver em comunhão com todo SER.

Se assim nos comportarmos, não haverá porque não dividir o que pode ser somado e com extrema sabedoria e amor ao próximo repartido entre todos, multiplicando o bom viver de cada um.

Essa será a maior lógica da aplicabilidade em qualquer equação que se possa fazer.

Ele olha a multidão silenciada, fitando-a por alguns tão preciosos segundos e calmamente lhes diz: Procurem entender o modo de SER daquele que não ver o TER como o fator preponderante de um existir. E, antes de criticar, tente ajuda-lo de alguma forma, dandi-lhe oportunidade pois todo ser humano é capaz se houver quem possa esnterded-lhe as mãos

Despediu-se de todos, ovacionado de pé por aqueles que lhe ouvira e dali se retirou, sem mais nada pronunciar

Cipó-BA - 08 de maio de 2023.

CARLOS SILVA POETA CANTADOR
Enviado por CARLOS SILVA POETA CANTADOR em 07/05/2023
Reeditado em 13/05/2023
Código do texto: T7782365
Classificação de conteúdo: seguro