Um Pouco da História

Um Pouco da História.

O Apito da Fábrica.

A Fábrica de Tecidos Confiança, construiu em 85 anos de atividade industrial uma história de amor e progresso. Teve uma atuação marcante durante a 2.ª guerra mundial, confeccionando uniforme para as Forças Armadas do Brasil e ficou imortalizada na composição “Três Apitos” de Noel Rosa.

Começou a operar através de caldeira hidráulica abastecida com água do Rio Joana e mais tarde aderiu à energia elétrica. Ela também manteve o Confiança Atlético Clube que disputou o campeonato carioca na época do amadorismo, e o profissionalismo na Terceira Divisão em 1990 e a segunda em 1991 e depois foi extinto. A fábrica usava uma política administrativa moderna para os padrões da época com os seus empregados, por isso construiu a 'vila operária' nas imediações para fixar residência dos mais imprescindíveis para sua produção, divisão de lucros e outros benefícios. Durante a sua existência enfrentou crises econômicas como a recessão da Bolsa de Nova York (1927/1929) em 1964 a Fábrica Fechou definitivamente suas portas.

Em 1980 vim residir em Vila Isabel e muito embora a fábrica não existisse mais, ainda havia a tradição de apitar diariamente as 8 e as 17 horas.

Autor: Jonas Vasconcelos.

*** *** *** ***

Espírito Escritor
Enviado por Espírito Escritor em 09/05/2023
Código do texto: T7783845
Classificação de conteúdo: seguro