I r r e l e v â n c i a

QUANDO tiram um tempinho para pensar, fazendo uma breve pausa no vício de ficar clicando constantemente suas maquininhas, algumas pessoas costumam pensar, às vezes, no fato irreversível que o sol vai engolir a terra. No entanto ficam aliviadas porque isso só ocorrerá daqui a cinco bilhões de anos.

Mas quase ninguém pensa no imediato, no que está acontecendo é que também é irreversível: a ditadura tecnológica. Vamos ser totalmente escravizados pela ditadura de uma minoria que vai comandar as máquinas. Tchau liberalismo, tchau liberdade, tchau individualidade e identidade e tchau democracia.

Há um livro (ficção) de Dan Brown, um enredo em que um futurólogo no início de uma conferência faz duas indagações: “De onde viemos?” E “Para onde vamos?”. É claro que a primeira indagação pode ser respondida pela fé ou pela teoria da física. Mas a segunda está sendo respondida pelos saltos da tecnologia. As pessoas estão perdendo sua importância, cassados seus usos e costumes e ficando totalmente à margem, virando manada, marionetes, descartáveis. Estamos sendo reduzidos a uma senha. O final virá em breve com a fusão da tecnologia da infirmação e a biotecnologia.

Não sei se vamos amargar a miséria absoluta, mas com certeza seremos lançados a total irrelevância. Oremos a Deus, é o que resta. William Porto. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 10/05/2023
Código do texto: T7784715
Classificação de conteúdo: seguro