Vulgarmente rotineiro

Ontem, por volta do meio-dia, entrei num posto de gasolina que tenho costume de parar durante a semana. Fui ao banheiro, que fica num curto corredor do lado esquerdo, antes de entrar na conveniência; estava chovendo bastante. Fechei o guarda-chuva e para não deixá-lo em cima da pia, que fica do lado de fora das cabines onde ficam os vasos e correr o risco de alguém pegá-lo sem eu ver, já que o movimento desse posto é grande, entrei com ele na pequena cabine. Como o guarda-chuva estava molhado e não havia lugar para pendurar, o coloquei por cima da caixa de descarga, daquelas de cordinha, que é um pouco alta. Em poucos segundos, após estar para sair, puxei o guarda-chuva e percebi, por conta de um barulho, que algo havia caído no chão. Pensei, de início, se tratar de alguma moeda, mas quando achei, quase por de trás do vaso, constatei que era uma cápsula de cocaína.

Bom, até aí não há nada de mais, pois, infelizmente isso é muito comum aqui no Rio de Janeiro. Acontece bastante em banheiros de postos de gasolina e também de bares. Os usuários de cocaína cheiram o conteúdo e colocam a cápsula em cima da descarga, geralmente por ser alta e esconder, ou dentro dela, pela tampa que fica na parte de cima, ou até dentro do vaso. Mas o que queria mostrar é a cápsula em si, pois, para muitos isso é desconhecido. Os traficantes costumam decorar as embalagens das drogas e muitas bizarrices podem ser vistas. Nessa, que encontrei ontem, contém as frases, "pedra sobre pedra", "o certo prevalece" e "qualquer violação reclamar na boca". A decoração e as frases contidas nas embalagens das drogas varia de acordo com a facção; e às vezes, até mesmo de acordo com os lugares onde são embalados os produtos ilícitos, mesmo que a facção seja a mesma. Na época em que tive comércio no complexo da Penha, de 2008 a 2009, era comum ver o 'Pânico' estampado nas pequenas embalagens de maconha. Mas o mais bizarro são as mensagens bíblicas que são impressas. Já vi escrito "fé em Deus" numa de maconha. Outra curiosidade a respeito desse episódio de ontem é que essa cápsula é do 'Complexo da Maré 3' da facção T.C.P (Terceiro Comando Puro), e o posto onde a encontrei fica em Niterói, numa área onde o tráfico existente é toda do C.V (Comando Vermelho), indicando que o "amigo cheirador" veio de longe, já que a 'Maré' fica razoavelmente distante.

No mais, me entristece constatar cada vez mais o número de pessoas usando drogas. Só nesse último mês fiquei sabendo de, pelo menos, uns vinte conhecidos que fazem uso de entorpecentes. Cada vez mais é comum se deparar com cápsulas, principalmente, e embalagens jogadas nas ruas; o que há alguns anos era menos constante.

*Escrito para o Facebook, onde a publicação contém a foto da cápsula.

Edu Sene
Enviado por Edu Sene em 13/05/2023
Código do texto: T7787144
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.