Sala de espera do Oncologista... Oitavo andar

 

No oitavo andar do hospital, os primeiros tons do pôr do sol tonalizavam os vidros das três fotografias na parede. Há uma cumplicidade, entre aquelas pessoas desconhecidas e eu, mas unidas pelas mesmas dores físicas, emocionais, dúvidas e vontade de viver...

 

Percebo em seus olhares os questionamentos, a força e a fragilidade diante dos dias, meses e talvez anos de tratamento, quem sabe? Mulheres, homens e adolescentes se cumprimentam com suaves e enigmáticos sorrisos, enquanto o aroma de café nos envolve e, de certa forma é nosso silencioso ouvinte e confidente.

 

Parece que estamos em uma surreal estação de trem, na qual as chegadas e partidas das pessoas são inevitáveis – e as malas são as sacolas com exames - cada um imerso em seu mundo (que muitas vezes está de cabeça para baixo...) mas, mantendo a esperança, da cura, como se fosse um bálsamo para as dores físicas e emocionais que torturam a alma, num diário látego, pincelado com nostalgia e solidão.

 

Fica a sensação de uma etérea lágrima contida, de frases não ditas, da vontade de receber um abraço, e de deixar a fragilidade transparecer, mas lutando a cada segundo para evitar a despedida da vida e morte dos sonhos... E assim, mesmo que reticente deixo a lágrima fluir e emocionada, agradeço por mais um dia de vida. 

 

Se você que recebeu ou receber um diagnóstico de câncer, sei que é difícil, mas tente manter a calma, a esperança e siga as orientações de seu médico e equipe.  

 

. Agradeço as orações recebidas, aqui em minha página e na página do meu pai Walmor Zimerman.

 

Abraços, Vanice.

 

Crônica escrita em 13 fevereiro de 2023.

***

Obs.: estava com meus exames (mamografias...) todos em dia, e os resultados estavam OK. Não fazia parte de grupos de risco... Mas, em janeiro de 2017, recebi o diagnóstico (por Ressonância magnética e tomografia (Grau 5) de câncer de mamas e no mediastino. Fiz os todos os tratamentos indicados, e em agosto de /2017 recebi a Cura Total. Desde então, estou na fase de exames de rotina e das diversas cirurgias de reconstrução das mamas. Em fevereiro deste ano completou seis longos anos de tratamentos.