OS DOIS MAIORES TRAUMAS DA SELEÇÃO BRASILEIRA

Existem duas datas que o brasileiro amante do futebol certamente não esquece: 16 de julho de 1950 e 8 de julho de 2014, ambas devidas a fatos ocorridos no próprio Brasil. Talvez possam ser considerados os dois maiores traumas sofridos pela seleção brasileira de futebol em todos os tempos.

Em 16 de julho de 1950, tendo como técnico Flávio Costa, o Brasil foi derrotado pelo Uruguai por 2 a 1 na partida final, no recém inaugurado Maracanã, episódio este que ficou conhecido como Maracanaço. É considerado até hoje um dos maiores reveses da história do futebol e, em particular, um dos maiores vexames do futebol brasileiro e que deixou os torcedores totalmente desolados. A imprensa especializada e o público em geral já tinham começado a aclamar o Brasil como o novo campeão mundial, dias antes da final, e eles tinham razões para isso. O Brasil vencera suas duas últimas partidas por goleada, com um estilo muito ofensivo de jogo, enquanto o Uruguai tinha tido dificuldades com seus adversários. O Brasil jogou com: 1 – Barbosa, 2 – Augusto, 3 – Juvenal, 4 – Bauer, 5 - Danilo Alvim, 6 – Bigode, 7 – Friaça, 8 – Zizinho, 9 - Ademir Menezes, 10 - Jair Rosa Pinto, 11 – Chico. Os gols ocorreram no segundo tempo e o Brasil abriu o marcador aos dois minutos através de Friaça. Aos 21 minutos, Schiaffino empatou o jogo e restando onze minutos para o término da partida, Ghiggia marcou o segundo gol, “matando” a multidão de mais de duzentas mil pessoas no Maracanã. Até hoje culpam o goleiro Barbosa por sua insegurança e desatenção, principalmente no segundo gol uruguaio.

Em 8 de julho de 2014, tendo como técnico Luiz Felipe Scolari, ocorreu o outro grande trauma, quando a seleção sofreu a maior de suas derrotas numéricas, os 7 a 1 contra a Alemanha, em pleno Mineirão lotado, pelas semifinais da Copa do Mundo. O único gol brasileiro foi marcado por Oscar, já no final do jogo. Os anos vão passando, mas essa derrota arrasadora ainda está na mente dos amantes do futebol e, vez ou outra, ainda machuca um pouco. O Brasil jogou com: Julio Cesar, Maicon, David Luiz, Dante, Marcelo, Luiz Gustavo, Fernandinho (Pauinho), Bernard, Oscar, Hulk (Ramirez), Fred (William). Na final, a Alemanha derrotou a Argentina por 1 a 0, sagrando-se tetracampeã mundial de futebol (1954-1974-1990 e 2014).

A Copa de 1950 eu não vivenciei, portanto fica difícil dizer o que senti com aquela derrota para o Uruguai. Mas os 7 a 1 eu acompanhei e o sentimento foi de uma tristeza profunda pela derrota acachapante, página negra na história do futebol brasileiro que certamente nunca será esquecida, assim como a derrota para os uruguaios há 73 anos, também dentro de casa.

Arnaldo Agria Huss
Enviado por Arnaldo Agria Huss em 13/05/2023
Código do texto: T7787523
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.