Cena eletrizante: Sailor Moon enfrenta o Demônio do Cristal Negro em luta corpo-a-corpo 

 

Os múltiplos poderes de Sailor Moon

 

O canal de Youtube vinteanari colocou uma espécie de coletânea mostrando em inglês os muitos poderes da Sailor Moon, a super-heroína japonesa criada por Naoko Takeuchi em 1991. Uma excelente iniciativa, ainda mais que algumas pessoas, por raciocínio de superfície, fazem pouco da Princesa da Lua Branca, achando-a bobinha e infantil. Ora, certas bobagens da Usagi Tsukino (Serena na versão norte-americana, que passou para México e Brasil) e sua inocência infantil fazem o seu charme e a genialidade de Naoko Takeuchi está justamente em criar uma personagem com vulnerabilidades, fraquezas emocionais e uma certa infantilidade (afinal no início da saga ela tem 14 anos), mas que vai adquirindo maturidade, auto-confiança e coragem, além de mais poderes, e afinal se torna uma super-heroína mais poderosa que qualquer outra da ficção, e qualquer super-herói. Isso porque Sailor Moon tem poderes espirituais e portanto supera o próprio Super-Homem, cujos poderes são exorbitantes porém materialistas, pseudo-científicos.

 

Desarmando o adversário com agilidade e velocidade.

 

Faço a ressalva que, diferente da maioria dos super-heróis norte-americanos e japoneses a Guerreira do Amor e da Justiça não é violenta, raivosa ou pragmática, ela é meiga, sentimental, emotiva e bondosa, o que a torna uma figura edificante, sem o culto à violência dos personagens DC, Marvel e Cavaleiros do Zodíaco.

 

Lançando o poder da luz que destrói demônios e liberta pessoas possuídas. Reparem na emanação de cruzes luminosas.

 

 

No vídeo abaixo vocês podem até ter uma impressão diferente mas é porque a vinheta limita-se a pinçar cenas de combate ou outras em que ela precisa utilizar seus poderes, mas os episódios de Sailor Moon dão grande espaço ao amor, amizade, tramas do cotidiano, sentimentos pessoais e comicidade. Nas horas mais críticas porém Sailor Moon torna-se majestosa, enfrentando o Mal em estado puro. Mas é bom esclarecer que ela é essencialmente uma PROTETORA.

 

Com Chibiusa, atacando a fada má no buraco negro (cena do filme de longa metragem "Milagre no buraco negro dos sonhos")

 

O autor do vídeo elenca o que ele chama "fisiologia sobre-humana": 

Força sobre-humana;

pode desafiar de alguma forma as leis da Física;

enfrenta chamas significativamente mais mortais que o fogo natural;

resistência sobre-humana;

sobrevive a cinco labaredas de uma estrela viva;

pula dentro de algo (sic) que criou uma explosão de tamanho nuclear apenas entrando e eliminando-o por dentro (refere-se ao confronto com o Faraó 90, demônio vindo da Nebulosa Tau, que tenta invadir a Terra por um portal dimensional);

agilidade e reflexos sobre-humanos;

supera a super-velocidade de Sailor Urano (cena do confronto entre as duas).

 

Com sua filha Chibiusa: após a vitória sobre o demônio do Cristal Negro. Reparem na aura de luz que emana de Sailor Moon.

 

Depois vem a parte de "magia" embora eu discorde, pois os poderes da Sailor Moon não são mágicos e sim místicos. Ela não é similar ao Harry Potter, o super-herói inglês que só sabe fazer bruxedos. 

 

Projeção de energia destrutiva;

voa para dentro de um buraco negro (acrescento, resgata Chibiusa lá de dentro e sai com ela);

geração de energia protetora;

telecinese tátil;

impede que um asteroide atinja a Terra a um terço da velocidade da luz (referência a uma sequência antológica de "A promessa da rosa", longa-metragem de 1993);

geração de ondas sonoras destrutivas;

poder de purificação e cura;

ressurreição e reencarnação (vide os episódios 44 e 46 do seriado dos anos 90);

transforma uma gata em humana e a transporta magicamente ao espaço (cena de "Corações em gelo", de 1994, quando Luna é tornada temporariamente em humana para mostrar a Lua de perto ao astrônomo Kakeru);

distorção da realidade (referência ao final do primeiro seriado, quando Sailor Moon e suas amigas revivem no mesmo mundo após a vitória sobre o Reino Escuro, como se nada houvesse acontecido; algo semelhante ocorre no seriado em imagem real de 2003/2005, em que Sailor Moon, tendo morrido, é "devolvida" pelo Céu por ser ainda necessária na Terra, e na sua volta é como se nunca estivesse ausente);

reescrever um cronograma para dar a alguém a chance de refazer suas decisões passadas no presente (episódio da quarta temporada do primeiro seriado, quando Sailor Moon projeta Neherenia para seu distante passado, onde esta se vê de volta a sua adolescência e já não escolhe fazer o mal).

 

O poder sagrado do Cetro Lunar.

 

Eu posso acrescentar o poder de teleporte e também o de voar com asas de anjo, este último a partir do quarto arco da saga, em sua transformação mais avançada.

Por aí se vê que Sailor Moon, por seus poderes e sua bondade extrema, é superior a qualquer super-herói ou super-heroína não só pelas prerrogativas mas também pela mensagem de amor que ela passa.

Abaixo o endereço do vídeo, do canal vinteanari.

 

https://youtu.be/lovb9LYVsVQ

 

Rio de Janeiro, 16 de maio de 2023.