E no hortifrúti...

À tarde, de saída pra padaria, minha mãe pediu que eu lhe trouxesse um quilo de aipim. Por estar mais próximo, no caminho de ida, parei no hortifrúti primeiro, logo em frente, desci do carro, atravessei a rua e, na calçada, colada na parede do lado de fora da loja, dei de cara com uma banca cheia de raízes tuberosas. Aproximei-me, apanhei uma já partida e reparei na sua parte interna bem branquinha; sem eu saber o que examinar para me certificar da boa qualidade delas averiguei ao redor procurando alguém para me auxiliar. Vi um funcionário varrendo o chão próximo à entrada pelo lado de dentro, ele percebeu a minha hesitação e perguntou se podia ajudar, disse-lhe então: - Você conhece aipim, sabe escolher?

Ele respondeu:

- Sim. Eu trabalhei na roça por muito tempo, conheço bem. Todo este na banca está macio. Mais cedo, uma freguesa levou um quilo, cozinhou tudo, ficou tão feliz com a qualidade do produto que fez questão de nos trazer uma porção para a gente experimentar. Estava realmente maravilhoso, pode acreditar.

- Eu acredito! E notei que você é cheio de conversa. Só faltou me explicar como eu descubro se este aqui também está bom e macio, você consegue me ensinar?

Ele desapareceu por um instante e retornou com uma faca, pegou o pedaço em minhas mãos e numa atitude de professor em sala de aula começou a descascar e a falar: - Observe, o senhor percebe a casca soltar fácil, sem a menor dificuldade? Se estiver deste jeito, pode comprar que não se arrependerá.

- Tudo bem, agora eu aprendi. Separa um quilo para eu levar, por favor. E fiz este comentário: Tá vendo só, esse é o perigo de se recorrer ao vendedor, a gente rapidamente sai convencido.

Sem mais, ele me entregou a sacola, acompanhou-me até o caixa e retrucou o meu comentário falando assim:

- Tá, daqui para frente o senhor já saberá escolher sozinho, pelo menos.

Eu agradeci e o cara se afastou. Enquanto caminhava para uma banca de cenouras, a moça no caixa, que ouviu a sua observação, por duas vezes fez bico com a boca, franziu as sobrancelhas e elevou a cabeça, tudo ao mesmo tempo, num movimento rápido referindo-se ao colega de trabalho evidentemente a me perguntar:

- Do que ele está falando?

Num tom que ele pudesse ouvir, eu disse a ela:

- Ele me contou que conhece tudo de aipim, e estendi-lhe uma cédula para pagar minha compra.

Ela mirou os olhos em mim fazendo careta, moveu a cabeça de um lado para o outro e gesticulou com a boca:

- Conhece nada não, é mentira. E pegou o dinheiro da minha mão.

- Ih, tá vendo aí ó, a sua colega está me contando que você não conhece coisa alguma de aipim; rindo, eu disse para o vendedor ouvir.

- Ela não sabe do que está falando, ele objetou, rindo também, à meia distância de nós.

Com isso o riso correu frouxo, aí eu comuniquei a ela, já na gozação:

- E me informou que trabalhou na roça por muito tempo.

Bastou para contaminar o ambiente, pois todos riram ruidosamente a partir de então, funcionários e clientes, que, mesmo não querendo, ouviam a conversa pelo nosso tom de voz. Vendo a moça estender-me o troco, recebi o dinheiro e quase a gargalhar eu expus a todos:

- Valeu a mentira, pessoal, pelo menos eu me diverti. E vou na fé de agradar minha coroa.

Deixei a loja em polvorosa cheia de gente espirituosa num falatório sem igual e rindo a não acabar mais.

Moral da história: Jamais confie no vendedor, quem quer que seja ele, lembre-se que seu trabalho é negociar os produtos, sempre, e do jeito que for: pretensamente, falsamente, mentirosamente, dificilmente honestamente. Entendeu? Mesmo?

Interação:

MANDIOCA SUCULENTA

Solano Brum

Tem outros nomes... Macaxeira, aipim;

Ou Pão de Pobre sem furtar o original!

Mas é tubérculo Brasileiro... Isso sim,

Um alimento saudável que não faz mal!

Com ela, faz-se o bobó no bar do Joaquim.

Com peixe lambari, pescado no anzol;

Bom Projeto de Etanol em Tocantins,

E com manteiga, antes de raiar o sol!

Bem torrada, acompanha a refeição,

E minha Avó, preparava um bom Tutu,

Goma na chapa e com coco, é Tapioca!

Frita ou cozida, prá qualquer ocasião,

Prato feito que não se exija o "menu"

Bem conhecida no Brasil por mandioca!

Que Deus nos abençoe, hoje e sempre!

Dilucas
Enviado por Dilucas em 18/05/2023
Reeditado em 30/10/2023
Código do texto: T7791212
Classificação de conteúdo: seguro