PEDRAS CRESCEM!

Enquanto o menino capinava, Paulo - vizinho, já com seus trinta anos, mulher e três filhos - dava dicas para melhorar o menino capina. Numa das dicas Paulo asseverou que se não retirasse as raízes a maioria das guanxumas voltariam a crescer,

ainda mais com chuva e Sol!

O menino já estava chateado com aquela conversa e pediu licença, pois beber um pouco de água, Paulo tendo percebido o escanteio, aproveitou para filosofar:

- Veja Pierre, até as pedras crescem, olhe esta ai na tua frente, já saiu um palmo para fora da terra!

Pierre que já estava chateado certamente pensou que não merecia aquela heresia e replicou explicando que as pedras não cresciam, pois a chuva é que carregava a terra e assim cada vez mais a expondo.

Paulo não se deu por vencido e encolheu o pequeno agricultor adjetivando de guri, que ainda deveria aprender muito sobre a terra.

Pronto, a conversa terminou com a capina do garoto de 12 anos, ele apanhou um lápis e uma folha de papel e saiu batendo na porta das 20 casas, que ocupavam os 4 hectares, da chácara recém loteada, assim na enquete improvisada, foi derrotado por 18 votos a dois, destes dois o dele e o de sua mãe, houve também duas abstenções, a do Sargento Nonato e de seu próprio pai, assim desistiu de consultar os moradores que não estavam casa.

No final dos anos 1960, não havia a facilidade da internet, então a crendice popular passava de pais para filhos e não havia como argumentar com teorias geradas com o conhecimento escolar, até mesmo porque a maiorias dos adultos, estudavam somente os primeiros anos do ensino básico.

Talvez hoje os 18 votos a favor do crescimento das pedras, engrosse as abstenções!

ItamarCastro
Enviado por ItamarCastro em 18/05/2023
Código do texto: T7791215
Classificação de conteúdo: seguro