“ATRAPALHOS” DO COTIDIANO... 17h00min.

Compramos o nosso telefone em 1976, na então TELEPAR, em 36 pagamentos, para mim e para o sócio majoritário de nossa empresa, isto acontecia em todo o país, através da TELEBRÁS, criado pele Governo Militar, pois o Brasil, precisava criar a infraestrutura na telefonia, para isto exigia recursos, razão de pagar as prestações, para mais tarde receber o telefone. Após, pagar aproximadamente 20 prestações, o telefone chegava, de cortesia vinha uma extensão, que via de regra era colocado no quarto do casal.

Se pagava uma taxa mensal de um pequeno valor, havia o direito a 100 ligações mensais, que poderiam ser até de quatro minutos, tudo funcionava a contente, se o usuário, se restringisse a isto, pagava um valor mensal de pouquíssimo valor...

O tempo passou, perto de 20 anos, quando no segundo mandato de FHC, foi feito as “privatizações” do Sistema de telefonia, dizem que valia 40 bilhões de dólares, foi “vendido” por 20 bilhões, e pasme! Tudo financiado com dinheiro público, o que não deixou de ser um gesto “generoso” aos ”compradores”, com a promessa que os que possuíssem telefone, teriam “vantagens”, ledo engano, o povo em geral começou a pagar taxas mensais abusivas, e as taxas mensais começaram a pesar no orçamento doméstico, a nós no Paraná, apareceu uma tal de BrasiTelecon, - de triste memória – cobrava uma exorbitando assinatura básica, passamos anos sendo explorados, certa ocasião descobrimos, que em nossa conta, aparecia o aluguel da extensão, que nos fora ofertado gratuitamente.

Finalmente nos “libertamos” dela, pois apareceu uma nova provedora a Net, com preços bem melhores, - sem assinatura básica – com Internet e telefone, fixo. Anos depois, apareceu a Claro que se juntou com Net, em que houve até uma melhora, o nosso celular estava incluído no mesmo plano mensal, - hoje está em 208,35 centavos – finalmente chegamos ao “problema”, e caso rara aconteceu, o telefone fixo, volta e meia estava ficando “mudo”, o nosso genro Luiz, com muita paciência telefonou várias vezes, quando finalmente veio um técnico, dizendo que havia um problema no model, na hora, normalizou, horas depois fico mudo novamente.

Mais telefonemas, quando veio um outro funcionário, e trocou o model, que mudou a senha da Internet, o telefone voltou a funcionar, não pedimos para verificar, outros itens, pois estavam funcionando perfeitamente, TV, computador e celular. A note fomos ligar a TV, - canais locais e Youtube, estavam fora do ar...

Novamente o genro ligou para Claro, depois de muita “conversa” da atendente, e muitos “testes”, mas no final nada voltava a normalidade, quando teve a ideia de colocar a nova senha na TV, e finalmente as coisas voltaram a “normalidade”, visto que nestes longos anos nunca tivemos problema com telefone... 17h39min.

Curitiba,18 de maio de 2023 – Reflexões do Cotidiano – Saul

https://www.recantodasletras.com.br/autorees/walmorzimerman

mensagensespiritas.site walmor.zimerman@bol.com.br

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 20/05/2023
Código do texto: T7793117
Classificação de conteúdo: seguro