Toba na mão!

Bora já começar pedindo desculpa pelo título de baixo calão e pela imagem chula e vulgar, mas é que não teve outro jeito de descrever como foram as duas últimas semanas.

Sexta, dia 5. Diretoria do Centro de Gerenciamento Administrativo.

- Sabe a mudança do sistema de produção de documentos? O SP Sem Papel vai ficar disponível só até quinta que vem. Na sexta, entra em funcionamento o SEI - Sistema Eletrônico de Informações.

- Sexta que vem? Fala sério!

- Você pode ir pra São Paulo na terça? Vai ter um treinamento presencial na quarta, na CRS (Coordenadoria de Regiões de Saúde).

- Treinamento na quarta pra começar a produzir documento na sexta? Então só vâmo ter a quinta pra replicar o tutorial pro DRS inteiro? Insano...

- É o que tá tendo! Já até confirmei que você vai...

Toba na mão!

Sexta, dia 5. Dez minutos depois. Diretoria do Departamento Regional de Saúde.

- Tá sabendo que nós fomos escolhidos pra sermos sede da primeira Oficina de Regionalização da Saúde, né? Então, um passarinho me contou que você faz solenidade de colação de grau e tals. Você pode ser nosso Mestre de Cerimonial? Dias 16 e 17.

- Terça e quarta da semana seguinte à implantação do SEI? Insano...

- É o que tá tendo! Até já passei seu contato pra Assessoria da Secretaria da Saúde. Eles vão te orientar sobre o formato da Oficina e vão te enviar a relação das autoridades que vão compor a Mesa Diretora, o roteiro das apresentações e os textos que você vai ler...

- Beleza, então! Se é o que tá tendo...

Toba na mão!

Terça, dia 9.

Aproveitar as seis horas da viagem pra assistir os trocentos e quarenta e dez vídeos do Manual do Sistema. Pelo menos a batata não chega tão crua. Mas à medida que vai assando, o cheirinho já vai dando sinais de que o gosto não será dos melhores...

Quarta, dia 10.

A Capacitação até que ajudou bem, mas aquele cheirinho de azedo foi ficando mais forte. Sistema bugando direto, no Modo Treinamento...

- Imagina quando for pra valer, então!

- E o trampo que vai ser pra assinar um documento? Bem mais burocrático...

- # Fica SP Sem Papel!

- Pessoal, não adianta a gente reclamar! O SEI vai começar a rodar depois de amanhã. É o que tá tendo!

Toba na mão!

Quinta, dia 11. Ministro da Eucaristia da Capela São Padre Pio.

- Sabe que domingo é Dia das Mães, né? Então, não vâmo poder deixar passar sem uma homenagem, né?

- Rapaz, tava contando com fim de semana pra me preparar pra um evento monstro que o DRS vai desenrolar semana que vem...

- Ah, mas até já pedi pra escalar você pra liturgia. Escreve uma mensagem bem bonita pras mães e você mesmo le. É o que tá tendo!

Toba na mão!

Sexta, dia 12.

SP sem Papel desabilitou a função "Incluir Documento". SEI começou a rodar.

- É hoje que o piloto vai ter que ler o manual do caça a dez mil pés, a mil quilômetros por hora.

Só que não! Nem decolou, kkk!

Muita gente nem recebeu Usuário e Senha pra logar no Sistema e quem recebeu não conseguiu acessar. Mensagem de erro o dia inteiro.

No fim da tarde veio e-mail da PRODESP: "Sistema SP Sem Papel com utilização autorizada, excepcionalmente, na segunda-feira, em razão do permissionamento gradual dos cerca de 150.000 usuários cadastrados no Sistema SEI."

- Sei...

Domingo, dia 14.

Li na missa, com o toba na mão - perdão, Senhor, mas foi verdade - a história da minha mãe, da mãe dela e do avô nazista (pra quem tiver curiosidade e mais uns dez minutinhos, o texto também tá aqui no site, só clicar pra ler).

Teve uns par de fiel que chorou! Inclusive o próprio leitor! Quase que não conseguiu concluir...

Segunda, dia 15.

Repetição de sexta, dia 12! Zero avanço no SEI.

- Sei de nada...

Véspera da Oficina de Regionalização. Pensa num dia tenso! Pra todo mundo da organização, técnicos e administrativos. Chegou a chefia de São Paulo. Teve reunião.

- Como serão os primeiros a realizar a Oficina e como o prazo pra preparação foi muito exíguo, será concedido a vocês o direito de errar. Mas tenho certeza que vocês farão um excelente encontro!

- Sei...

Toba na mão!

Terça, dia 16.

"Sejam todos benvindos à Oficina de Regionalização da Saúde - Macrorregional de Presidente Prudente.

O principal objetivo do Programa de Regionalização da Saúde consiste, além de melhorar a eficiência do gasto público, em ampliar a oferta de serviços, reduzir as filas e especialmente, garantir o acesso aos serviços de saúde de forma igualitária aos usuários, que hoje precisam se deslocar a municípios distantes, em busca de atendimentos especializados.

O Relatório da VIII Conferência Nacional de Saúde, realizada em 1986 já fazia menção a um sistema unificado e a Constituição Federal de 1988, em seus artigos 196 a 200, definiu as bases do Sistema Único de Saúde, o SUS, com ênfase na descentralização, adotando como estratégia a municipalização, com intuito de aproximar da população a gestão e os serviços de saúde, alcançado com a universalização da atenção primária à saúde.

No entanto, é forçoso reconhecer a ocorrência de uma fragmentação no que diz respeito à assistência à saúde, agravada ainda mais pela indefinição do papel da gestão estadual, que perdurou por longo período. A Secretaria de Estado da Saúde acabou assumindo a gestão de parte da rede e Municípios de maior porte abraçaram a gestão de outra parte.

Desse modo, não se tem hoje um sistema único de saúde no Estado, mas 'vários sistemas' que, mesmo sendo públicos, não se articulam nem se integram. Unificar o sistema em benefício da saúde das pessoas é um grande desafio, que exige a organização de redes regionais de atenção à saúde, com mecanismos precisos de regulação.

Para constituirmos essas redes é preciso que todas, todas as atividades ambulatoriais especializadas e os hospitais - Municipais, Estaduais e Filantrópicos - se voltem para as necessidades de saúde da sua região.

É esse desafio que começamos a enfrentar aqui, nesse encontro!

Por isso, o Departamento Regional de Saúde de Presidente Prudente não pode deixar de agradecer, imensamente, a presença de cada um de vocês aqui, hoje. A você, que se sensibilizou com a iniciativa, apresentada pela Secretaria de Estado da Saúde, de desencadear esse Movimento de Regionalização, que agora abre sua primeira oficina: para pensar e repensar a Saúde, com a finalidade precípua de impactar positivamente as ações desenvolvidas e os serviços prestados à comunidade.

Este Departamento Regional de Saúde agradece também pela honraria concedida e pela confiança depositada para sediar a primeira etapa dessa caminhada.

E, para nos revestirmos de ânimo, coragem e determinação para realizar tão hercúlea tarefa, lembremos de Lao Zi:

'Ao final de uma caminhada de dez mil léguas, é imprescindível reconhecer que o primeiro passo foi fundamental.'

E para os momentos em que as adversidades parecerem insuperáveis - eles virão, inevitavelmente - o alento e o incentivo das palavras de Agostinho de Hipona:

'Faze o que podes e reza a Deus pelo que não podes, para que Ele permita que o possas.'

Mais uma vez, o nosso muito obrigado a todos!"

Essa foi a abertura do evento. Ficou maneira, né? Mas pra chegar até aí...

Lida com o toba na mão! Pode ter certeza!

E pra grata satisfação de todos, a Oficina recebeu muitos, mas muitos elogios. De todo mundo! Inclusive da Chefia!

- Disse que vocês teriam o privilégio do erro, mas não notei nenhuma falha durante todo o transcorrer do encontro! PARABÉNS A TODOS!

É que o pessoal conseguiu "contornar" muito bem tudo aquilo que não tava saindo exatamente conforme o planejado. E é assim mesmo: é muita coisa que pode dar errado num evento desse porte!

O que vale é aquele joguinho de cintura pra tocar em frente sem ninguém sentir nada de diferente. Gambiarra? Não! STA - Solução Técnica Alternativa.!

Mas com o toba sempre na mão!

Quinta, dia 18. Cirurgia da Digníssima.

Também foi pra oficina. Quebrar no laser um paralelepípedo crescendo no rim direito. Internação às 6:00. Procedimento previsto pras 7:30.

Manhã inteira com o toba na mão! Na outra, o coração..

Mandou mensagem meio-dia. Já tava no quarto. Correu tudo bem!

- Graças a Deus!

Sexta, dia 19.

Teve alta. Agora só descansar. Tudo caminhando pra mais uma vitória dessa guerreira! Até já perdemos a conta das cirurgias, mas é certo que já são mais de dez!

E aí a gente para pra pensar: será que vale a pena tanto toba na mão? Não seria mais saudável estabelecer prioridades? Subir o sarrafo pra trancar o toba só com quem a gente ama, só com o que realmente importa?

Porque quando a gente ve, acaba que tá nivelando por igual pessoas e situações que nunca deveriam figurar na mesma prateleira...

Opa, para tudo! Papo filosófico interrompido por mensagem do Ministro da Capela São Padre Pio:

- Tá sabendo que domingo o novo Padre vai celebrar a missa lá na comunidade pela primeira vez, né? Então, será que dá pra escrever uma mensagem de boas vindas pra ele?

- Caramba, dois domingos seguidos?

- É o que tá tendo!

Num tem jeito não!

Lá vai o Toba pra mão!