MANSIDÃO E HUMILDADE

Ser manso e humilde não significa ser subjugado e humilhado. A mansidão e a humildade são virtudes próprias de pessoas de caráter e sábias.  O ser virtuoso tem pleno controle de suas emoções e não permite que impulsos baseados em raiva, orgulho e desequilíbrio moldem suas ações.

Essas virtudes enobrecem aqueles que as possuem, colocando -os acima de disputas, contendas e rivalidades tão comuns aos "sábios e poderosos" de nossos  tempos.

A máxima "olho por olho", que conduzia ao "bateu, levou", mantinha a todos no mesmo patamar de mediocridade, submetendo-os aos desvarios das más paixões humanas.

Nada desconserta mais ao agressor, do que uma atitude de paz, conciliação e sabedoria. É que o agressor  já se prepara em se defender de uma ação idêntica à sua. Quando a resposta é diferente, ela desmonta a sua belicosidade e expõe a sua irracionalidade.

Todo sábio é manso e humilde, sabe como ensinar, porque sabe aprender; sabe corrigir, porque sabe se desculpar.

O homem mais Sábio do mundo ensinou:  -

" - Aprendei de mim, pois sou manso e humilde de coração."

Tudo O mais é vaidade.

Pedro Lodi
Enviado por Pedro Lodi em 22/05/2023
Código do texto: T7794743
Classificação de conteúdo: seguro