CAPITU TRAIU OU NÃO?

CAPITU TRAIU OU NÃO?

JOEL MARINHO

Não é de hoje que ouço de alguém que leu ou não o livro Dom Casmurro de Machado de Assis querendo saber se Capitu traiu ou não Bentinho, dúvida essa que com toda certeza Machado jamais vai revelar, a não ser que em meio a essa contenda existam mais rolos deixados por ele que possam trazer à tona essa verdade, assim como os cristãos ainda esperam os novos rolos descritos na Bíblia que segundo a crença cristã trarão novas descobertas sobre a humanidade.

As tantas estive pensando da possibilidade do chifre e me veio a pergunta que não quer calar: por que as pessoas estão preocupadas ao extremo com o chifre alheio? Sinceramente, me causa espanto essa tara quase alucinada do ser humano pela traição alheia.

Já se perguntaram se Bentinho gostaria de saber a verdade dessa revelação? E se fosse você no lugar dele? Gostaria de saber sobre essa possibilidade? É, talvez Bentinho até queria ter a certeza, ou não, talvez fosse apenas charme, enfim.

A dúvida é o princípio da descoberta, porém nem todos estão preparados para ouvir a verdade, por isso as vezes é bem melhor permanecer na dúvida a conviver com a dor infernal da descoberta.

Sim, eu sei que serei julgado por essas críticas, afinal de contas as pessoas estão muito preocupadas com a verdade, principalmente se a verdade for do outro, pois quando a verdade toca suas feridas fogem pela tangente em busca de abrigo para se esconder da vergonha de terem descoberto suas fraquezas.

Com relação ao chifre de Bentinho isso é o que menos importa, a dúvida é dele, então deixe que os chifres fiquem apenas na cabeça dele e não na sua, no sentido abstrato, é claro.

Mas deixo um conselho a você que resolveu ler isso até aqui, não se preocupe com os chifres do Bentinho ou as possíveis “safadezas” de Capitu (eu acredito nela), mas ao invés de tentar desvendar o chifre alheio é melhor prestar a atenção, vai que ao investigar se Capitu traiu ou não esteja nesse momento um “Escobar” plantando dúvidas em sua cabeça também.

Deus que me livre, vou parar de escrever e ficar de olho para não deixar que nenhum “Escobar” venha me encher de dúvidas e incertezas.