PÓ DELA

Francisco de Paula Melo Aguiar

O povo brasileiro ao longo de sua existência real de fato e de direito, é bom demais, calado, medroso, aceita toda e quaisquer reformas em todas às áreas do saber, da política, das finanças e da economia.

Oh! Parece que nosso povo não pensa!

Sim! Povo calado e raramente, contra-argumenta o que dizem estar certo e ou errado.

São reformas de tudo que já está consolidado e aprovado. Quem reforma quer acabar com o que já tem forma. Vide o caso da reforma que levou a forma do novo Ensino Médio, uma espécie de espoleta que não dispara para professores e filhos de pobres com pouca munição, tempo e dedicação exclusiva.

A reforma do novo Ensino Médio é na realidade, "pó dela", fede e não incomoda, até porque tem gente perdido como cego em tiroteio, sem saber o que faz no chão da sala de aula com "eletivas" e "itinerários" , que representam sangrias frias do "tiradas" do bojo dos conteúdos programáticos das disciplinas da BNCC - Base Nacional Comum Currícular. Esqueceram que o ENEM ou antigo vestibular ou seleção para ingressar na universidade, não precisa disciplinas do tipo "eletivas" e nem de "itinerários", precisa sim, de conhecimentos de português e literaturas, matemática, química, física, biologia, arte, filosofia, sociologia, história, geografia, educação física, língua estrangeira moderna e redação, com força. Isso para ingressar na universidade porque o Ensino Médio em si não forma ninguém, é apenas uma "passagem" e ou "preparação" e ou amadurecimento intelectual e emocional dos estudantes que quiserem cursar o ensino superior.

É a reforma "pó dela", um golpe contra os estudantes pobres para se conformar de que precisam, apenas ler e escrever sem nada entender. Para "arranjar"uma "qualificação" e não profissão e ou formação de nível médio, porque esta não existe por falta de terminalidade e ou faculdade, é tudo ilação para deixar os estudantes pobres de sonhar com cursos superiores, pois, isso já não lhes pertence mais nos anos seguintes após sua total implantação, ex-vi os cursos de qualificação oferecidos pelo: SENAC - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial; SESI - Serviço Social da Indústria; SESC - Serviço Social do Comércio; SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial. Portanto, são cursos de qualificação para o trabalho e não de formação acadêmica.

É importante lembrar de que tais órgãos de qualificação de mão de obra já existem desde o século passado com tais funções.

Esse é o sonho da elite que pariu o NEM - Novo Ensino Médio no Brasil ou seja, filhos de pobres deve terminar o Ensino Médio com uma qualificação profissional e parar de pensar em cursos superiores como os filhos da elite dominante e ponto final.

As "justiças" e as "injustiças" , bem como os justiçados e injustiçados, se multiplicam em todas às áreas.

E agora, se não bastasse, os crimes de racismo, preconceitos, homofóbicos de todos os naipes praticados ao vivo e remotamente, por uns e por outros conhecidos como crime(s) cibernético(s).

E tudo isso, começa dentro e fora de casa.

E até porque pela internet, via às redes sociais se compra tudo, inclusive "pó dela", por analogia a uma galinha e ou um galo que "cisca" o mundo como se fosse o seu terreiro, sem sair de casa, o grande perigo está no fato que o uso indiscriminado das redes sociais tem feito e concretizado os piores golpes e com vítimas no mundo todo a fração de segundos.

Ainda quando a Internet não tinha as redes sociais que se tem no momento, um conhecido de boa índole, fez uma viagem de turismo à Foz do Iguaçu e de lá foi visitar a cidade De Leste, no Paraguai, onde se compra tudo que vem da China e do resto do mundo por preços nunca visto no Brasil. É um mundo novo para o neófito turista comprar tudo, seria ótimo, se não fosse um golpe, o turismo referido acima, viu uma caixa grande de calculadoras sendo vendidas com uma "mereca", uma espécie de usar o "ponto" antes de fechar o entre "aspas" , segundo a norma culta da língua ou idioma de qualquer nacionalidade.

E o que aconteceu com o turista?

Ah! O turista comprou a caixa de calculadoras e veio para casa feliz da vida, ia ganhar muito dinheiro com as vendas das calculadoras, porque o preço era lá em baixo. Isso mesmo, quando abriu a caixa em vez de calculadoras ela estava cheia de "pó dela."

O nosso país vive e reina sonhando com "pó dela" o tempo todo e todo tempo, da esquerda para direita e da direita para a esquerda , porque aqui não tem "centro" ideológico de nada, terreno fértil para mamipular a massa, fazer o qye quiser, inclusive nada.

FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR
Enviado por FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR em 25/05/2023
Reeditado em 25/05/2023
Código do texto: T7796846
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.