A TI MESMO

Francisco de Paula Melo Aguiar

É fato que a Bíblia Sagrada afirma: "Ama teu próximo como a ti mesmo".

E isso não é brincadeira, é uma afirmação do escritor sagrado, porém, não é fácil acreditar do dia para à noite por qualquer pessoa e pessoas que comete assaltos, furtos, roubos, homicidios, suicídios,bullings, crimes raciais, preconceitos a perder de vista, estupros, etc, alegando que que "ama o próximo", como "a ti mesmo".

O grande problema para dar cumprimento ao mandamento de Jesus Cristo está justamente no "a ti mesmo", na humanidade que faz a guerra para matar o outro, moral e fisicamente o outro e/ou o próximo.

Não acreditamos neste tipo de amor que só faz maldade contra o próximo, até com quem se convive, debaixo do mesmo teto, como são as relações conjugais que terminam em feminicidios , homicídios, como por exemplo , o caso do filha de carne e osso que assassina pai e mãe (São Paulo/SP), enquanto dormiam e ou do filho de dezessete anos (Cuité/PB), que matou sua mãe e jogou o corpo dentro de açude da cidade, conforme notícias das autoridades e a própria confissão fria do mesmo. E isso são apenas dois exemplos presentes, porque sabemos da existência de milhares da espécie na história da humanidade.

Assim sendo, não encontramos o "a ti mesmo", diante da arrogância, prepotência, egoísmo e vaidade da pessoa, que depõe contra si mesma, confirmando assim a incapacidade de qualquer tipo de amor verdadeiro de um pelo outro e vice-versa.

E isso tem ocorrido em qualquer classe social, ideologia e religiosidade, como por exemplo, o caso do pastor e esposo da deputada federal Flor de Liz, (RJ), assassinado por abuso de confiança de sua amada e filhos. E se isso não bastasse, tem o exemplo, do assassinato do bispo Dom Expedito (Garanhuns/PE) pelo padre Hosana. E recente a onda de "pupilos" na sala de aula cometendo bullings e racismo, violência e matando colegas e até professores, como caso da professora da escola pública em São Paulo.

Então o amor por "si mesmo" é diferente do amor "a ti mesmo"?

É terreno desconhecido em ambos os casos de "si" e de "ti", isso diante das atitudes de vaidade, arrogância e egoísmo, presente no ser humano, confirmando assim que o amor por "si" e muito menos por "ti", o outro, precisa necessariamente entrar em sintonia com o Universo, com respeito, solidariedade e compaixão, contudo que existe nele e por ele.

FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR
Enviado por FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR em 26/05/2023
Reeditado em 26/05/2023
Código do texto: T7797620
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.