Um pouco mais de história (2)

Um Pouco Mais da História. (2)

Vila Isabel Tem Passado.

No tempo do Brasil Império toda essa área que compõe 'Vila Isabel' era conhecida como a “Fazenda dos Macacos” o local favorito da "Princesa Regente." Posteriormente o Barão de Drummond transformou o local no bairro. Ele também foi o criador do 1.º Jardim zoológico do Brasil, situado onde fica o Parque Recanto do Trovador, e o serviço de bonde que ligava Vila Isabel ao centro da cidade (a atual — Pça. Tiradentes.)

Com o advento da Proclamação da República, as subvenções estatais escassearam, e o barão teve a ideia de criar o “jogo do bicho” para continuar mantendo o Zoológico em funcionamento.

O movimento pela proibição do jogo de azar, o Zoológico não resistiu a crise, e o Barão teve que passá lo adiante até que em 1930 foi desativado.

O Jogo caiu nas graças do povo, resistiu ao tempo e se perpetuou, hoje é praticado com modernidade através da informática e Internet. Em 1945 o Jardim Zoológico da Quinta da Boa Vista, entrou em uso e foi concedido à iniciativa privada em 2016.

Trago comigo uma pequena lembrança da infância, quando a escola levou minha turma para visitar o Parque Recanto do Trovador — fique encantado e posso quase afirmar que não existia a estrada Grajaú/Jacarepaguá.

Imagina que paraíso não era isso aqui!.......

Outro dia falo um pouco mais da nossa "Vila Isabel"

Espírito Escritor
Enviado por Espírito Escritor em 26/05/2023
Código do texto: T7797953
Classificação de conteúdo: seguro