SUA CASA PODE ESTAR DOENTE

Quando pensamos em lar, pensamos em família.

Quando pensamos em casa, pensamos em construção.

Como, pois, a casa pode estar doente?

Quando surge um mofo na parede e você se acostuma com ele. (Alergias, baixa imunidade)

Quando solta o reboco e você vai deixando (feridas, perebas mesmo).

Quando o sifão da pia está vazando ou sujo ( conversas mal resolvidas, que se extravasam, mas não se resolve)

Fios à mostra, emendados, instalação velha, quando há condições de mudar, mas não há atitude (problemas de circulação, veias por "um fio" , com o perdão do trocadilho).

Vazamentos, pinga-pinga que ninguém liga, esgotamento, dinheiro e afinidades descendo pelo ralo.

Portas com gonzos, dobradiças secas, que fazem barulho ao abrir e fechar.(Estresse na fala que atrapalha a comunicação, a liberdade com ressalvas)

Esgoto mal feito, correndo para a rua, quando se pode fazer o saneamento correto, (exposição das rusgas internas, o que não foi digerido de forma correta).

Goteiras que não se conserta ( mente aberta para influências negativas causadoras de destruição da harmonia, do conforto, da união e do descanso.)

Todas as citações acima são analogias que, acredito, se observadas direitinho tem muito impacto na vida do lar, ou seja, a saúde da casa reflete a saúde do lar e vice-versa. Quando a casa está doente, os seus habitantes sofrem com doenças físicas: alergias, dores, falta de vigor, etc; e também emocionais, tristeza, desânimo, depressão, irritabilidade, etc; e espirituais também, onde há descaso, há porta aberta para o que não presta.

Claro que há pessoas que não tem condições de fazer reformas, mas há quem possa, mas não as faz. O mal de viver adiando. Hoje é só um vazamento, que não foi consertado, amanhã, um fio que dá curto e depois outra coisa, e como não são resolvidos à medida em que aparecem, quando se nota a casa está toda doente e os recursos para curar são poucos.

A sugestão aqui é que não se deve acumular problemas, nem na casa física, nem na casa família (lar).

Ou seja, resolver assim que surgir, tão logo possa, antes que outros surjam e se torne insustentável conviver com todas essas dificuldades.

"Nem todo mundo tem condição." Alguém há de dizer, nesse caso a sugestão é ore e aja e confie em Deus. Faça cada um a sua parte e Deus honrará aquele que se esforçar.