VINÍCIUS JR. II

A ESPANHA É AFRICANA

Nelson Marzullo Tangerini

Há muito tempo atrás, escrevi uma crônica falando sobre uma vizinha descendente de espanhóis, que chamou os portugueses de porcos, ignorantes, grosseiros e mais alguns adjetivos.

Gostaria de esbarrar com ela na rua e questioná-la:

O que a senhora pensa a respeito do que está acontecendo com Vinícius Jr na sua querida Espanha?

Sou um provocador nato, defeito incorrigível, que carrego comigo desde que me identifiquei com causas humanistas, porque é a partir daí que escreverei as minhas mal traçadas linhas sobre o que acontece no meu bairro e na minha cidade, que, há muito, não é mais maravilhosa.

Também não vou passar a mão na cabeça dos portugueses – meu bisavô, Manuel Gomes Soares, pai de minha avó materna, Antônia, era português. Descendo, portanto, de um povo colonizador, que venceu os perigos do mar para impor aos povos dominados a língua portuguesa e o cristianismo, não se importando com a língua, a religião e a cultura desses povos: no Brasil, em Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné Bissau, Goa, Macau e Timor Leste. Tudo isso, sem colocarmos nessa conta o sequestro e a escravização dos africanos.

Os gajos não foram santos, já se sabe, mas gostaria de questionar por que muitos espanhóis, por exemplo, são arrogantes e se julgam superiores aos portugueses.

Publiquei minha última crônica sobre Vinícius Jr. no Recanto das Letras e um leitor, Dartagnan Ferraz, reforçou o que sempre achei da elite espanhola, que o franquismo ainda está latente no DNA de alguns espanhóis, como o salazarismo está latente no DNA de alguns portugueses e o mussolinismo está latente no DNA de alguns italianos.

Gosto muito de Dalí, fique isto claro, mas lamento que o pintor surrealista tenha sido contaminado pelo fascismo – e não se importado com o fuzilamento do poeta – seu amigo – Federico Garcia Lorca. Da mesma forma, lamento que Pablo Picasso fosse um apreciador de touradas. Ninguém é perfeito sob o sol.

Enfim, fascistas existem em todos os ligares do mundo, como estamos vendo: no Brasil, em Portugal, na Hungria, na Itália e na Espanha.

Enquanto escrevo esta crônica, a repercussão sobre as agressões racistas a Vinícius Jr toma contornos inimagináveis, como a prisão dos racistas responsáveis por aqueles atos intoleráveis.

Uma pergunta nos intriga: devemos ser tolerantes com os intolerantes? Nem todo mundo nasceu com alma nobre de Mohandas Gandhi.

Vamos ver o que acontecerá com aqueles racistas idiotas de Espanha. Talvez não tenham o mesmo destino que os fascistas brasileiros, que, depois de um grande estardalhaço e xingamentos ao Senado, continuam impunes – e atacando quem defende a democracia.

Por fim, devemos nos lembrar que Portugal e Espanha têm sangue mouro, mais precisamente, de magrebes, povos do norte da África islamizada. Mas parece que os espanhóis não querer saber disto. Falta de leitura? Amnésia? Ou esquecimento seletivo?

Nelson Marzullo Tangerini
Enviado por Nelson Marzullo Tangerini em 28/05/2023
Reeditado em 28/05/2023
Código do texto: T7799584
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.