O presente

A folha caiu na minha frente, no meu caminho, na hora em que eu passava: era pra mim! E eu a vi cair, girando e pousando. Guardei e nem a observei, nem um "oi" de boas vindas. Era exatamente o que eu precisava para a atividade proposta no retiro: folhas que caem no meu caminho.

Fui atrás de mais, queria uma coleção de folhas que caíssem pra mim. Embaixo de outra árvore esperei, ansiosamente, olhando para cima, globos oculares de um lado pro outro e com o tempo passando para o fim da atividade, comecei a sentir os sinais físicos de quem vive no futuro...

Calma! O que é seu virá na hora certa, mais paciência! Cada folha cairá no momento exato e preciso.

Respirei e caminhei mais, me esforçando para controlar os pensamentos acelerados. Nada...! Quando finalmente aceitei levar somente uma folha, e parei para olhar com atenção e carinho a que tinha em mãos, eis que a parceira dela rodopia na minha frente e pousa...ambas amarelo-amarronzadas, cada uma com seus desenhos, cada uma na sua hora, trazendo o aprendizado da paciência, gratidão, e presença no agora para a ansiosa buscadora. Os presentes da vida só chegam no presente. O futuro a Deus pertence!