O DENTISTA E O MONSTRO

O DENTISTA E O MONSTRO

Nelson Marzullo Tangerini

Trago aqui dois textos humorísticos: um, de Lourival Reis, poeta, cronista, humorista e compositor, mais conhecido como Professô Bacurau, e, o outro, de Nestor Tangerini.

Já escrevi sobre Bacurau, certa vez, quando apresentei-lhes dois poemas escritos em baianês, bem à moda modernista.

Folheando novamente a revista de humor e sátira O Espeto, dirigida pelos dois humoristas, eis que encontro uma croniqueta-piada formidável, publicada em sua coluna “Arraiá do Pau Fincado, p. 2, Rio, 1º de maio de 1947 :

“NO DESTISTA

O Chico Beiço Grosso estava como uma dor de dente horrorosa! A cara inchou, coitado! O Chico gemia o dia inteirinho, até que resolveu ir ao dentista, escolhendo logo o Seu Furtunato, velho e bastante míope.

Seu Furtunato botou o Chico na cadeira, meteu o boticão na boca do Chico, deu dois solavancos e puxou...

- Eis aqui o seu dente molar; vê-se, perfeitamente, que é de ouro, e ouro muito bom.

O Chico olhou para o dentista, botou a mão na boca e disse:

- Não, doutor! ... O senhor me arrancou o botão do colarinho...”

Menos sorte teve o personagem de Nestor Tangerini, autor do pequeno esquete, que ora destacamos. Segundo Aldo Cabral, compositor, poeta e teatrólogo, o menor esquete já encenado na história do Teatro de Revista brasileiro. .

Cabral, “Amigo fiel”, descrevesse melhor essa história em seu texto, “Expirou Nestor Tangerini”, publicado na revista social da UBC, União Brasileira de Compositores, logo após a morte do amigo, em 30 de janeiro de 1966:

“É de Nestor Tangerini o mais rápido “Sketch” que se conheceu, e que figurou em sua revista “Estupenda!”, levada a cena no Teatro Carlos Gomes desta cidade, em 1937, explorada, então, pela Cia. Jardel Jércolis. A cena passa-se na sala de operações de um hospital, onde se vê o paciente sobre a mesa, ainda sob à ação da anestesia, com uma das pernas amputadas à altura do joelho. Ao lado do paciente, o médico que acabara de fazer-lhe a amputação da perna, e, à cabeça do paciente veem-se o médico-auxiliar e a enfermeira. Após um instante, o médico-auxiliar diz, baixo, à enfermeira: ‘Acho que o doutor enlouqueceu’. E o médico, virando-se rápido, para ambos, grita-lhes, irritado: ‘Loucos estão vocês! Por que não me disseram que o caso era de apendicite?’ (Pano)”.

Lourival Reis, Nestor Tangerini e Aldo Cabral são figuras de grande valor na história do teatro, da literatura e da música, embora estejam esquecidos e soterrados por uma avalanche de mediocridades que se múltipla e tem destaque fácil na mídia atual.

Nelson Marzullo Tangerini
Enviado por Nelson Marzullo Tangerini em 31/05/2023
Código do texto: T7802172
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.