Índios brasileiros

Índios, indígenas, autóctones, pioneiros, silvícolas, não sei. Antediluvianos?! Talvez. Os alienígenas vieram da Europa milhares de anos após os primeiros homens pisarem no continente que viria a se chamar América.

Que a cultura dos descendentes dos primeiros homens que pisaram em terras que vieram a ser nomeadas cabralinas é negligenciada, é; e subestimada. Dela só se dissemina o que é "excêntrico". Atenção para as aspas.

Em terras em que se plantando tudo dá e onde há palmeiras e canta o sabiá, os primeiros adventícios chegaram, ou do norte, por terra, ou do leste, pelos mares nunca dantes navegados. Seja qual seja a verdade, sabe-se que tal se deu antes dos lusitanos pisarem em terras depois chamadas as de Cabral, e dos vikings e dos fenícios em terras depois propriedades do Vespúcio.

Vikings e fenícios?!

Contou-me um passarinho que há historiadores que afirmam que um tal de Eric, o Vermelho, um nórdico de quatro costados, pisou em terras americanas três séculos antes de Cristóvão Colombo e que há outros que declaram que séculos, muitos, antes, tais terras receberam a visita de fenícios, mestres da arte náutica, que já haviam singrado os sete mares no tempo em que os argonautas ainda mamavam da mamadeira e chupavam chupeta.

Seja qual seja a história da origem dos humanos nas terras de Catarina Paraguaçu, sabe-se que deles pouco - melhor, nada - se sabe, e tudo o que se diz a respeito é especulação, venha ou não com a chancela de instituições respeitáveis e com a assinatura de estudiosos renomados.

Da cultura indígena pouco se fala e por ela o brasileiro não revela interesse, sequer a curiosidade, em conhecer. Quando muito, lembrando, se tanto, em efemérides, da existência dos remanescentes daqueles antigos povos, desenha no corpo rabiscos que nenhuma relação têm com eles, põe, na cabeça, um punhado de penas de plástico, e, na cachola, uma falsa idéia do que o índio é.

Merece o povo que nas bandas ao oeste do Atlântico haviam fincado pé antes de italianos e portugueses e espanhóis e holandeses - e vikings e fenícios, se merecem estes inclusão na lista - atenção, mas autêntica, e não apenas para inglês ver. E merecem os índios que estão entre nós tratamento respeitoso que se dedica a qualquer pessoa; e eles não têm, como querem uns, de viver ilhados, em reservas, longe dos olhos do homem branco. Que se permita que os índios - na falta de substantivo melhor, assim digo - decidam onde e como desejam viver.

Ilustre Desconhecido
Enviado por Ilustre Desconhecido em 01/06/2023
Reeditado em 01/06/2023
Código do texto: T7802931
Classificação de conteúdo: seguro