NÃO COMETA ESSE ERRO!

"Meu amor, eu gosto tanto de você, mas tanto que... Espere aí... Eu acho você uma pessoa maravilhosa, mas dá pra ficar melhor!"

Esse é o erro. Tentar consertar o outro, moldar à sua imagem e semelhança ou, no mínimo, na imagem de alguém que preencha todas as lacunas de admiração dos parâmetros que existem dentro da própria cabeça.

Qual é o resultado?

O resultado é que a pessoa passa a ter muitos defeitos, além dos que já são dela.

Por exemplo, João admira uma mulher silenciosa, então, Maria é chamada de barulhenta porque é falante, não porque grita, mas porque João não gosta de que falem muito perto dele.

No início, João não ligava, até achava engraçado. Ele só via os atributos físicos de Maria. Também estava apaixonado, só via qualidades. Depois de casados, vivem debaixo do mesmo teto, e não dá pra fugir quando ficar chateado.

Maria é perfeccionista, João deixa o sapato em cima do tapete. Não é que João seja bagunceiro, mas como ele não deixa as coisas do jeito que Maria gostaria, então, isso passa a ser um defeito, um defeito dele, não dela ( aos olhos dela), por isso ela vai tentar consertar João. No início, ela até percebia, mas depois de casados ele se consertaria, até porque a mãe de João é que não soube criar o filho. "E ele é tão lindo! Tão romântico. Dá pra casar e mudar."

Assim persistem, um tentando moldar o outro até que o outro seja como o um quer. Eis a questão, porque relacionamento não é de um só, é preciso pelo menos duas pessoas estarem na equação. Daí que se complica a situação, porque relacionamento é um corpo, mas quando começam as parcelas de culpas, minha culpa, sua culpa, o restante é só divisão, e dividir não é o mesmo que compartilhar. No final, o que era pra ser "restam 2" , fica só o "resta 1" . Se um está sempre positivo, 2 há de ser negativo. Ou ambos chegam a um denominador comum, onde se aceita que não se pode "consertar" o outro, a menos que ele queira.

Quem quer se casar com seu espelho deve pensar que o espelho lhe é fiel, contudo, é muito frágil.

Isso não se aplica somente a casamento, não.

Há pais mutilando a mente de seus filhos porque não são suas cópias, não são exatamente iguais a eles, não fazem tudo do seu jeito que mandam e querem ser outra coisa, ao invés de realizar o sonho frustrado dos pais. Uma coisa é orientar e corrigir. Outra coisa é só vê defeitos no filho porque ele não é do jeitinho que os pais queriam.

Enfim, não somos bons com a nossa caixa de ferramentas quando o intuito é consertar a vida alheia, ainda que ela seja tá próxima que pareça ser nossa também. Todavia não é, e isso tem que ficar claro em nossas mentes.