ESTAS COISAS DO SUL

 

​​​​​​

 

 

Recostada na soleira da janela,a mulher vasculha a tarde de domingo que encolhe-se ao abraço cinzento de céu.

Chove de mansinho e os pingos vão encharcando alecrins ao redor do casebre.

Muge o gado suas solidões de vacas e o cheiro da macega molhada remete-lhe a lembranças distantes .

Em pensamentos, o carroção do tempo lhe deixa entre os milharais de novembro e as leiras espigadas abrem-lhe um túnel nas divagações.

O riso desdentado e manso da mãe, a face enrugada do pai...Um feliz casal a espia-la deslumbrada entre a plantação.

Tudo tão longe !...Tão distante...

Na porta de entrada,um galo rasga agora no bico a cantilena de rei do terreiro.

[ Galo cantando na porta de casa, é prenúncio de visita - já dizia sua avó - ]

Uma ajeitada na gola do vestido de chita, um ligeiro prender de grampos na cascata negra e está pronta para receber as comadres.

Uma baforada no palheirinho. Um pequeno tufo de fumaça desenhando delicados caracóis na tarde chuvosa.

Feito uma fotografia, a beleza cabocla da mulher do casebre,estampa-se no retângulo da janelinha de madeira.

[ Pensamentos voejantes, divagações... ]

Olhar disperso na campina umedecida, uma canção dolente no rádio provocam-lhe saudades "dum não sei quê, dum não sei quem..."

Um nó na garganta e algumas expectativas para dar um tempero naquela angústia benzida de chuvas.

No fogão a lenha,chiam os pinhões de São José.

Chiam no peito as ninhadas de tico tico de sua meninice.

Tudo tão sereno,silencioso,uma quase prece naquela cozinha varrida, cheirando a cidró.

Até que as visitas aportem pelos carreirinhos nestes campos pontilhados de quero queros.

 

Ah! Estas coisas do Sul !

IRATIENSE THUTO TEIXEIRA

 

IRATIENSE THUTO TEIXEIRA
Enviado por IRATIENSE THUTO TEIXEIRA em 03/06/2023
Reeditado em 03/06/2023
Código do texto: T7804763
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.