HÁ DIAS E DIAS

HÁ DIAS E DIAS

JOEL MARINHO

Creio não ser mais novidades a ninguém acima de 15 anos de idade que há dias e dias, ou seja, há dias ruins, dias péssimos, dias mais ou menos, dias bons e dias excelentes, isso tudo são fases da vida, quase uma dupla ou várias personalidades, na verdade é o que somos, diversas pessoas diferentes ao longo da vida.

E quando somos adolescentes isso é ainda mais flutuante. Somos impacientes, queremos tudo e ao mesmo tempo o mais rápido possível. Com o passar do tempo vamos aprendendo a conviver com as angústias se não quisermos entrar em “parafuso”, a famosa depressão como foi nomeada por nós seres humanos.

A, mas como conviver com isso que tanto me deixa para baixo?

Essa é uma pergunta que eu não sei te responder, pois cada ser age e reage de forma diferente para um mesmo caso ou acontecimento, talvez a minha “receita” de sobrevivência não seria o suficiente para você sobreviver e até poderia lhe causar ainda mais sofrimento, então a descoberta deve se dar por você mesmo. Entretanto, uma coisa é certa, há dias e dias.

E se você estiver pensando em ter uma vida tranquila sem esses momentos de angústias e indecisão com certeza está no lugar errado e não adianta procurar um culpado, você vai correr o mundo dentro das ideias, procurando um plano ideal para se livrar da culpa, mas...

Já sei, a culpa foi de Deus ou dos deuses. Mas quem são eles mesmo?

A culpa foram dos meus pais, se eles não tivessem se encontrado naquele “maldito” dia eu não estaria aqui e nada desse sofrimento estaria ocorrendo. Ó, quanta maldade ousar culpar os seus pais quando você lutou contra milhões de espermatozoides para vencer aquela correria.

Parafraseando Sandra de Sá, “ninguém aqui é santo, anjo ou demônio nem sabe a receita de viver feliz”. Não, não há culpado em meio a tudo isso, nem você mesmo, na corrida dos espermatozoides você também não sabia o porquê corria, apenas corria. O certo é que você chegou até aqui e se chegou então continue com a força primeira quando ainda era apenas um espermatozoide esperto e sem angústia.

É certo que muitas coisas mudaram, de uma célula se fizeram duas, daí por diante foram se formando um aglomerado de células, tornando você um único ser dotado de sentimentos e, acima de tudo, inteligência e é por intermédio dessa inteligência que se busca o entendimento das fases da vida.

Assim sendo, se dias ruins vierem, viva-os, pois apesar de ruins não serão eternos, assim como as estações do ano não são. Logo não significa que não valha a pena viver no inverno, outono, primavera ou verão, cada uma dessas estações do anos tem seu papel específico até nascerem as borboletas e colorir os campos de estonteante beleza.

Para finalizar, toda construção se faz pela base, pelo alicerce. Por isso é preciso visitar um canteiro de obras antes de visitarmos o prédio mobiliado e isso se dá por dois motivos: Para conhecermos a base (alicerce), assim como os trabalhadores responsáveis por todo o processo de construção.

A beleza do sucesso é o que aparece na televisão e nos jornais, mas esse é apenas o momento dos aplausos. Para se chegar aos aplausos houve todo um contexto e quem não entender esse contexto contará apenas um pedaço da História desprezando ou até mesmo menosprezando a parte principal de forma rasa e irracional.

Lembre-se: há dias e dias, mas em todos eles é preciso ser firmes e lutar. Se for para chorar, chore, no entanto, jamais se prenda por medo ou vergonha de sorrir.