CARO ALMIRANTE

CARO ALMIRANTE

Nelson Marzullo Tangerini

Nestor Tangerini foi funcionário da ECT (Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos), na época, DCT (Departamento de Correio e Telégrafos), onde chegou a ocupara cargo na direção.

Em 1956, seu cunhado, o Almirante Camillo Henrique d´Arcanchy, Filho, escreve-lhe uma carta reclamando do carteiro que entregava cartas na rua onde morava, em Ipanema. Tangerini, sempre inspirado, responde-lhe, com humor:

“Rio, 22.5.56.

Caro Almirante,

Era carteiro-auxiliar, no Rio, um jovem nortista, que, sem vocação para o mister, cedo abandonou os Correios.

De acentuada veia poética, vivia o rapaz no mundo das musas.

Certa manhã, indo entregar aviso de registrado em casa de jardim à frente, foi, no repetir as palavras ao portão, recebido desatenciosamente por um cão policial.

Atirou o aviso no jardim e seguiu seu itinerário.

Quinze dias depois, recebe uma papeleta, na qual devia informar sobre o extravio do aviso.

Sempre inspirado, leu calmamente a papeleta, e lascou a seguinte informação:

‘Sr. Chefe

Bati, bati,

ninguém atendeu;

deixei aviso,

cachorro comeu'.

Com um abraço,

Tangerini”.

No dia anterior, 21 de maio de 1956, o escritor que vos escreve fazia 1 ano de existência. Portanto, não me vem à mente o nome do totó do desligado almirante, mas, de qualquer forma, fica registrada a carta que Nestor enviou para seu cunhado, Camillo, mostrando, com graça, a sua verve de humorista e poeta.

Enfim, plagiando Chico Buarque, não é de hoje que o Correio anda arisco.

...

O almirante d´Arcanchy era casado com Elsa Henny Tangerini d´Arcanchy, irmã de Nestor Tangerini.

Nelson Marzullo Tangerini
Enviado por Nelson Marzullo Tangerini em 09/06/2023
Código do texto: T7809107
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.