RODA DOS ENJEITADOS

A Roda dos Enjeitados, também conhecida como Roda dos Expostos, era um dispositivo em algumas Santas Casas onde bebês indesejados, órfãos ou abandonados podiam ser deixados de forma anônima. O objetivo era oferecer uma alternativa para mães ou famílias que não tinham condições ou não queriam cuidar dessas crianças, consistindo em uma abertura na parede externa do edifício, normalmente localizada em uma área discreta e de acesso restrito, onde a pessoa que desejava abandonar a criança colocava-a dentro de um compartimento giratório que se encontrava do lado de dentro do prédio. Em seguida, a roda era girada, ocultando a identidade da pessoa que abandonava a criança. Uma vez deixada lá, a instituição assumia a responsabilidade de cuidar dela, providenciando abrigo, alimentação e educação. Apesar de não existir mais fisicamente, muitos pais colocam seus filhos numa "roda dos enjeitados" virtual, privando-os do amor, cuidados e devida orientação, mantendo-os num descaso diuturno e cruel sob o pretexto de terem mais o que fazer. Até um dia em que alguém se sensibilize com tanto descuidado e resolva fazer o que deveria ter sido feito.

 

 

 

 

 

 

 

Oscar Silbiger
Enviado por Oscar Silbiger em 10/06/2023
Reeditado em 25/06/2023
Código do texto: T7809921
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.