Entre realidades

Vocês vão se encontrar (daqui um tempo ["daqui um tempo": eufemismo para algumas décadas além de agora]). Tu dirás que não aproveitou teu tempo; viverá se lamentando. Ele responderá que é tarde. "Quão tarde é esse tarde de que tu falas?", perguntará Você. O papo irá se desenrolar. Qualquer Força Estranha que possa nos impedir de voltar no Tempo sabe dos riscos que isso nos traria. Loucura, perda da razão, ataque cardíaco etc. Inclusive a prisão no próprio Tempo, para nunca mais. Isso para sermos sintéticos: para não mencionarmos a tal hipótese de que, ao voltarmos ao passado e mudarmos o rumo das coisas, criaríamos novas ramificações temporais. Eu com certeza voltaria ao Ano Zero. Mesmo sabendo que perderia a chance de fazer as amizades que eu fiz. Optaria por ficar com a Ripa ao invés da Falecida. Teria me formado em 1994, indo cursar Letras em 1995. Até 1998, quando seria licenciado em Português/Inglês. Reitero que teria perdido muitas oportunidades de ter feito as amizades que fiz. De ter me tornado quem sou. Mas, por outro lado... Eu teria, é seguro dizê-lo, evitado de cometer erros que, mais tarde, muito mais tarde, teriam me estigmatizado...

(Se eu tivesse voltado no Tempo em 1984... Cursaria o Ginasial em 1987! Numa época bem difícil de estudar! Mas teria sido algo bem diferente. Eu teria me tornado um bom estudante. Do tipo que eu jamais fui – ao menos até minha Formação Pedagógica Especial em Letras: Português...). Eu teria ingressado pela manhã em 1987! No Ginasial, caramba! Teria me formado em 1994! Seria outra pessoa!

Ma' vem cá, Fio. Vocês estaria disposto a correr esse risco? Claro! Claro! Numa Realidade Paralela eu já o faço, pombas! Eu sinto isso! Eu sinto que o faço e bem! Aliás... Taí um ótimo mote a um dos capítulos de meu livro "9". Ninguém pode nos impedir de, por meio da escrita, da literatura, vivermos em realidades paralelas. Ninguém. Ali a gente faz e desfaz. Manda e desmanda.

Pois bem. Voltando ao Passado. Rumo a 1984. Na Sala 1. Da professora Neide. Escola de Primeiro e Segundo Graus Municipal de Poá. (Cara, vê se não vai me decepcionar, hein? Pode deixar. Eu vou para lá mas com o conhecimento de que tenho agora. Com toda minha experiência. Mas é estranho tudo isso. De repente meio veio uma sensação de que eu vou ter de lidar com muitas dificuldades e sensações de vazio, de falta de pessoas que eu conheci nessa realidade... É. Eu já comecei bem, né?)