Paris e Roland Garros 2023

Paris está elevada 35 m acima do nível do mar, é cortada pelo rio Sena, tem uma população em torno de 2,200 milhões de habitantes, e é a cidade mais populosa e capital da França. A capital francesa é conhecida como a Cidade Luz ou Cidade das Luzes em razão da relevância educacional e cultural, na época do Iluminismo, século XVII, e continua até os dias de hoje com o seu esplendor.

A Paris moderna é uma cidade cosmopolita, centro mundial de arte, moda, gastronomia e cultura. A cidade recebe 47 milhões de turistas por ano, e é a mais visitada no mundo. Os seus principais pontos turísticos são a torre Eiffel, museu do Louvre, Champs-Élysées e Moulin Rouge. A torre Eiffel é um dos três monumentos mais visíveis no mundo junto com a torre da Liberdade em Nova York e o Cristo Redentor no Brasil.

Em Paris, na avenida Gordon Bennett está localizado o Stade Roland Garros, um complexo esportivo, com 18 quadras de tênis em saibro, sendo 03 delas arenas: a Simone-Mathieu, a Suzanne-Lenglen e a principal Philipp Zhatrier, de propriedade da prefeitura. O nome Roland Garros é uma homenagem a um pioneiro da aviação francesa (1888-1918), que foi morto em combate pelos alemães na primeira Guerra Mundial.

O torneio Roland Garros (Aberto da França) é um dos 04 Grand Slams, juntamente com o Australian Open, Wimbledon e US Open. Entre os dias 22 de maio e 11 de junho de 2023 aconteceu a 127ª edição de Roland Garros de todos os tempos, o que corresponde a 56ª da era aberta, e com todas as categorias do tênis disputadas.

A tenista brasileira Beatriz “Bia” Haddad Maia (27) ao vencer a tenista tunisiana Ons Jabeur, se classificou para a semifinal para enfrentar a número 01 do ranking Iga Sviatek, mas perdeu por 2 sets a 1, e chegou a 10ª posição no ranking da WTA de simples. Com o feito se tornou a primeira tenista brasileira a disputar uma semifinal do Aberto da França. Desde então a última brasileira a disputar uma semifinal foi Maria Esther Bueno no Aberto dos Estados Unidos, em 1968, em duplas, quando foi campeã ao lado da australiana Margaret Court. Maria Esther Bueno que morreu em 2018 é a nossa maior tenista de todos os tempos.

A final do Simples Feminino aconteceu no sábado (11) entre a polonesa Iga Swiatec e a theca Karolina Muchová (26 anos). E a Iga foi a vencedora por 02 sets a 1, com parciais 6-2, 5-7 e 6-4, que conquistou o seu 4º Grand Slam, sendo 03 em Roland Garros e 01 em US Open, é a líder do ranking da WTA há dois anos. E Karolina disputou o seu primeiro Grand Slam e chega ao seu melhor ranking, 11ª posição.

A decisão do Simples Masculino foi no domingo (12) entre o sérvio Novak Kjokovic (36 anos) e o norueguês Casper Ruud (24 anos). E Djokovic foi vencedor por 3 sets a 0, com parciais 7-6, 6-3 e 7-5. Com a conquista Djokovic chega a 23 Grande Slams superando o espanhol Rafael Nadal com 22, e volta a ser o líder do ranking da ATP. E Ruud disputou a sua terceira final de um Grand Slam, e volta a 4ª posição no ranking da ATP, e foi o primeiro norueguês a ser número 2 do ranking, fato ocorrido em 12 de setembro de 2022.

Goiânia, 11-06-2023

Alonso Rodrigues Pimentel
Enviado por Alonso Rodrigues Pimentel em 11/06/2023
Código do texto: T7810986
Classificação de conteúdo: seguro