INVERNO: AME-O OU DEIXE-O 

 

A pessoa que vem pela primeira vez ao RS no inverno, com certeza vem atraída pelas imagens que vê na mídia, onde a geada e a neve formam uma paisagem linda, verdadeiros cartões postais. Se vem pela segunda vez, acredito que deva ter condições financeiras para pagar um bom hotel com lareira, desfrutando os excelentes vinhos gaúchos e um bom fundue, entre outras coisas.

Quem é gaúcho e aprecia o frio deve ter outros motivos; enfim, cada um sabe se seu sapato é confortável ou se machuca o pé.

Eu não gosto do frio e também tenho meus motivos, que não vêm ao caso enumerá-los aqui. Mas, o que mais me dói (além do corpo contraído) é pensar nas pessoas que não têm as mínimas condições, que vivem em casas onde o minuano entra pelas frestas e janelas de papelão e, principalmente, os moradores de rua que congelam e morrem. E isso é mais comum do que se pensa. Porque isso a rede turística e a mídia não mostram. E, se a mídia mostra, é mais a nível local.

Num meio plágio, eu diria, “Inverno: ame-o ou deixe-o”. Se eu pudesse, deixa-lo-ia! Até rimou…

(Giustina)

Giustina
Enviado por Giustina em 11/06/2023
Reeditado em 12/06/2023
Código do texto: T7811364
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.