A 211 ANOS ATRÁS... 16h49min.

Há previsão que as temperaturas irão despencar a partir de amanhã, 8 ou 9 graus, quanto a “nós” temos “horror” ao frio...

Isto nos fez lembrar de muito frio, quando as temperaturas atingiram de 26º a 38ª graus abaixo de 0, foi quando se deu a retirada das tropas napoleônicas da malfadada invasão francesa a Rússia, que se deu entre 24 de junho a 14 de dezembro, quando pasme! De um exército de 685 mil franceses*. Quando pensamos na distância entre Paris e Moscou, 2830 km, carregando armamentos pelos meios mais primitivos, carroças puxadas a cavalos...

Foi uma verdadeira odisseia, esta nefasta guerra foi de 24 de junho a 14 de dezembro.

Quando seu exército estava a 150 km de Moscou, houve a célebre batalha de Borodino, de 07 de setembro, do lado dos franceses havia 135 mil homens, 587 canhões, do lado russo, 155 mil homens e 640 canhões,” foram 16 horas de confronto ininterrupto, o que transformou Borodino, na maior batalha um dia, das guerras napoleônicas. Os russos foram derrotados, perdendo, 66 mil homens, incluindo 29 generais, entre eles o célebre general Bagrationi. Napoleão amargou, 58 mil mortos, incluindo 48 generais”.

Finalmente as tropas napoleônicas entraram em Moscou, mas não havia ninguém para recebe-los, ficaram acampados cinco semanas, quando houve a decisão de retornarem, repetimos a distância 2830 km, com temperaturas que oscilavam a 30º abaixo de zero, em grande parte do percurso, acontece o não previsto, foram fustigados pelo exército russo, que foram provocando milhares de baixa do combalido exército francês...

Dos números citado, - 685 mil – do exército francês, somente regressaram 77 mil combatentes, diante de tantas perdas de vida, começou o declínio da era napoleônica.

Afirmam, os Mentores da Espiritualidade Maior, que Napoleão Bonaparte fracassou na sua missão, pois foi “vencido” pelo orgulho, personalismo e vaidade... Finalmente, as guerras representam um atraso da sofrida humanidade, em que coloca a violência exacerbada em lugar da razão e do bom censo... 17h34min.

Curitiba, 12 de junho de 2023 – Reflexões do Cotidiano – Saul

*Nomes e datas compilados da Wikipédia.

Estou bem melhor, graças a Deus, quinta devo retirar os pontos, agradeço as palavras amigas deixadas.

https://www.recantodasletras.com.br/autores/walmorzimerman

mensagensespiritas.site walmor.zimerman@bol.com.br

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 13/06/2023
Código do texto: T7812579
Classificação de conteúdo: seguro