É PRECISO TIRAR A CORDA

SEM PARAR PARA NOS OBSERVARMOS, é possível que adquiramos o hábito de nunca ver só virtudes. Sem querer, podemos adquirir o hábito de oferecer um lindo bolo de chocolate, porém, sempre acrescentar um morango mofado em cima dele.

Sem refletir, podemos nos tornar como aquele que motiva o cachorro a atacar, mas sempre segura a corda, impedindo que ele realmente vá adiante.

Podemos juntar numa mesma frase a motivação que impulsiona e a corda que retém, que amortece .

Retém: tem de volta, poderia ser assim o significado. Ou seja, tira o valor do elogio que fez com uma crítica que se acrescenta.

Muitas das vezes podemos fazer um elogio, mas com uma crítica "bem-intencionada" tentar consertar a outra pessoa. E ninguém tenta consertar o que não está quebrado (aos seus olhos, claro).

O grande problema é que nem todo mundo funciona com reforço negativo. Nem todo mundo vai conseguir quebrar a corda.

Muitos vão desistir e baixar a cabeça sobre as patas e com olhos tristes fitar o horizonte que queria ter alcançado.

Muitas pessoas precisam de reforço positivo.

De ter suas próprias expectativas, de ter a corda mais frouxa, de ter o guia a seu lado , reconhecendo suas forças, seu tempo e suas conquistas. Talvez o cachorro ainda não consiga carregar o fêmur de um dinossauro, mas seu dono reconhece que o ossinho, que o pedaço pequenininho da costelinha de porco foi uma conquista para o seu momento. Que as coisas vão progredindo aos poucos, nem sempre muito veloz. E reconhece e lhe afaga a cabeça de vez em quando.

Quando adquirimos o hábito de sempre colocar um "mas..." depois de um elogio, corremos o risco de acarretar sofrimento para o outro, angústia e bloqueio. Por exemplo: " Vc é uma pessoa bonita, mas deveria pintar/alisar o cabelo; fazer uma tatuagem", ou qualquer outra coisa, que o outro julgue que seria necessária para melhorar a aparência. Você tem muito conhecimento, mas não põe em prática"

Enfim, nunca a pessoa está suficiente, está sempre em falta de alguma coisa.

É claro que há momentos em que uma pessoa precise de um incentivo ou de um abrir de olhos, contudo, precisamos ter cuidado com as verdades absolutas que carregamos dentro de nós, pois quando elas saem de dentro de nós e tocam outras vidas, o estrago pode ser grande e na tentativa de consertar, acabar por quebrar de vez.

Por isso, é preciso tirar a corda, estar ao lado e saber guiar quando necessidade houver realmente.