AS, você não acha que esse...

Por Airton Soares

- AS, você não acha que o post abaixo é “pesado”? *

- Pesado em que sentido? Peso de importância ou peso, `tipo assim´, sem atrativos gráficos e imagéticos?

Brinco.

Entendi perfeitamente seu queixume. O leitor tem razão. Pesadíssimo, mas necessário.

A princípio, é de bom alvitre citar o imortal aforismo chinês: "uma imagem vale por mil palavras". Vale até mais, contanto que o sujeito tenha na cachola as mil palavras. Dia desses li uma estatística assombrosa: 80% das reprovações dos concurseiros são por falta de leitura... experiência vocabular!

Não podemos supervalorizar os efeitos gráficos. As novas formas (excesso de imagem e grafíssimo) de compreender e interpretar o mundo prejudicam nosso nível de escuta. Hoje, a leitura está mais rápida do que a fala. A leitura-imagem diz tudo! Ou quase diz?

Washington Olivetto, da W/Brasil, contesta a emblemática frase do filósofo e educador canadaense Marshall Mcluhan quando disse que o meio é a mensagem. Isso foi válido, refuta Olivetto, na década de 60 quando existiam poucos meios e muitas mensagens. Hoje é diferente: Temos um turbilhão de meios e poucas idéias. Ninguém quer pensar.

Augusto Cury, em O futuro da Humanidade, afirma que a maior aventura de um ser humano é viajar e a maior viagem que alguém pode empreender é para dentro de si mesmo e o modo mais emocionante de realizá-la é ler um livro. No entando, o renomado escritor faz a seguinte ressalva: "mas é pouco útil para quem não souber ler nas entrelinhas e descobrir o que as palavras não disseram."

A TV, as mídias em geral, pensam por você. Não se preocupe meu amigo, você só precisa consumir... consumir... E tem outra: se pensar aborrece, não pensar emburrece. A escolha é sua.

~~~~~~~~~~

Escrevi esse texto de afogadilho e ao sabor da emoção. Revisar é preciso. Adicionar uma imagem, também. Só uma. Bem bacana! Espero com isso, proteger o texto da corda bamba e deixá-lo consistentemente equilibrado no trapézio forma-conteúdo. Só assim, ele cumprirá seu papel, passo a passo, no palco das vidas.

<><><><><><>

* "Rússia permanece alheia ao aquecimento global" Postado no meu blog. Se desejar ler o artigo, o leitor pode fazê-lo acessando o endereço eletrônico abaixo:

http://airton.soares.zip.net/arch2007-12-01_2007-12-31.html#2007_12-15_05_53_59-10408027-0

Muita Paz

AS