VOCÊ JÁ OUVIO FALAR DE ERASTO GAERTNER? ... 16h19 min

.

Há pessoas que vivem “pouco”, como é o caso de nossa personagem de hoje, visto que viveu tão somente 53 anos, porém, teve uma vida pródiga deixando os rastros de sua presença.

Nasceu em nossa cidade no início do século XX, dom nato para os estudos, quando tinha 20 anos “Gaertner, ingressou na Faculdade de Medicina do Paraná”, em 1923, transferiu-se para a Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, formando-se em 1925, especializando- se em cirurgia geral, efetuando o seu aperfeiçoamento em cursos na Europa. Aos 27 anos tornou-se professor da Faculdade de Medicina em Curitiba”. *

Foi deputado estadual, federal, e, finalmente prefeito de nossa cidade, 3 de 1951, quis o destino que não concluísse seu mandado, pois veio a falecer com apenas 53 anos, 19 de maio de 1953.

Nos profícuos anos de sua existência, foi fundador da Liga Paranaense de combate ao câncer, que bem mais tarde seria o Hospital, que desde a sua fundação leva seu nome: Hospital Erasto Gaertner, que é referência no Sul do Brasil. Foi Diretor do Departamento Médico do Paraná, e Diretor do Leprosário São Roque.

Em sua gestão como prefeito, foi importado direto da Alemanha, a primeira usina de asfalto da cidade, quando em sua gestão foi asfaltada a Avenida Nossa Senhora da Luz, que dá acesso a Estrada da Graciosa, e para São Paulo, com seu prematuro falecimento- 19 de maio de 1953 - esta avenida, deu o seu nome em sua homenagem.

*Nomes e datas compilados da Wikipédia.

... hoje, conforme estava agendado, lá estivemos, acompanhados pela filha Marylene, estamos praticamente “liberados”, foi retirado alguns pontos, e daqui uma semana, iremos ao postinho, para retirar os restantes. Nossa volta, para fazer mais um exame de rotina, é para dia 07 de dezembro. Até irmos ao postinho, fazer os curativos diariamente, após a retirada dos pontos, apenas passar um protetor solar. 17h04min.

Curitiba, 15 de junho de 2023 – Reflexões do Cotidiano – Saul

Hhttps://www.recantodasletras.com.br/autores/walmorzimerman

Mensagensespiritas.site walmor.zimerman@bol.com.br

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 15/06/2023
Código do texto: T7814547
Classificação de conteúdo: seguro