PERAÍ ... RETIRAR O NOME DOS PAIS DO RG NÃO!

(Peraí ... Retirar o Nome dos Pais do RG Não!)

(Vento Lusitano)

“PERAÍ” foi uma palavra que muito ouvi minha mãe pronunciar no decorrer de sua vida. A palavra “PERAÍ” forma abreviada da conjunção do verbo esperar, na maioria das vezes é utilizada para frases que tem por objetivo a demonstração de ajuda, apoio. Lembro-me como se fosse hoje quando dizia: - “PERAÍ já irei te ajudar”; - “PERAÍ não fique nervoso, tudo vai dar certo”. No entanto, também tinha o “PERAÍ” com sentido de advertência, tal como: - “PERAÍ não faça isso, não vai dar certo”.

Pois bem! Afinal o que tem a ver o “PERAÍ’ com este texto. Acontece que recentemente ouvi uma notícia que me causou espanto. A notícia é que uma deputada quer substituir os termos “pai” e “mãe” da carteira de identidade. Argumenta que o sistema interno do RG é arcaica, não contempla todas as configurações familiares. Oficiou o governo de SP e a Receita Federal pela substituição por “filiação”, garantido o registro correto das crianças e o acesso a direitos.

Penso que atualmente diante tantas notícias que nos causam espanto resta dizer: “PERAÍ ... RETIRAR O NOME DOS PAIS DO RG NÃO!” Aliás, se é para “excluir” alguma coisa até concordo, eis que são muitas que nos afligem e que podiam ser excluídas, isso em muito contribuiria para o bem estar do sofrido povo brasileiro. A verdade é que não demora e nem mesmo poderemos reclamar dos proponentes de tais absurdos. Com tantos devaneios também lembrei de um poema de Eduardo Alves da Costa que diz: {Na primeira noite eles se aproximam e roubam uma flor de nosso jardim. E não dizemos nada. Na segunda noite, já não escondem: pisam as flores, matam nosso cão, e não dizemos nada. Até que um dia, o mais frágil deles entra sozinho em nossa casa, rouba-nos a luz, e, conhecendo nosso medo, arranca-nos a voz da garganta. E já não podemos dizer nada.”

PERAÍ ...

Vento Lusitano
Enviado por Vento Lusitano em 16/06/2023
Código do texto: T7815091
Classificação de conteúdo: seguro